Processo Seletivo Mestrado 2020 PPGCOM - Edital 01/2019

• Publicado: Terça, 12 Novembro 2019 17:34
  • Última Atualização: Segunda, 21 Setembro 2020 15:46

Em 2019, o ingresso no curso de mestrado do Programa de Pós Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi feito mediante processo seletivo, no segundo semestre do ano. Para se inscrever, foi necessário ter diploma de graduação em cursos de nível superior reconhecidos na forma da lei ou declaração de provável concluinte.

FASES DO PROCESSO​

1ª FASE - Inscrição e entrega do Plano de Pesquisa e Certificado de Proficiência

Os candidatos se inscreveram dentro do prazo estabelecido, exclusivamente pela internet. No ato da inscrição, todos os documentos foram encaminhados em um único arquivo em formato PDF, acompanhados do  Plano de Pesquisa e do Comprovante de Proficiência em língua estrangeira. O Plano de Pesquisa foi adequado a uma das linhas do programa e às áreas de atuação dos docentes da linha escolhida. O candidato que não possuía certificado de proficiência em língua estrangeira, se comprometeu de apresentar uma declaração se comprometendo a apresentar comprovação em até um ano após a primeira matrícula (caso tenha sido aprovado). A homologação das inscrições consistiu na verificação e validação da documentação exigidos no edital e foi uma fase eliminatória.

2ª FASE - Prova escrita

A prova dissertativa constituiu-se de questões elaboradas a partir dos textos da bibliografia indicada no edital, não sendo permitida a consulta a quaisquer publicações ou apontamentos impressos ou digitais. Esta prova teve caráter eliminatório e classificatório e a nota mínima para aprovação foi 7 (sete).

3ª FASE - Avaliação do Plano de Pesquisa

O Plano de Pesquisa apresentado na inscrição passou por avaliação da banca do processo seletivo, formada por docentes do programa. Esta fase foi eliminatória e classificatória. O critério fundamental na avaliação foi a definição do enfoque vinculado a uma das duas linhas de pesquisa do PPGCOM, devendo o candidato observar a adequação do seu tema à proposta do programa e às áreas de atuação do corpo docente, assim como aos grupos e projetos de pesquisa, a fim de garantir coerência na construção de seu Plano de Pesquisa.

4ª FASE - Prova Oral e Avaliação do Currículo Lattes

A última fase também foi de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos foram entrevistados e tiveram seu Currículo Lattes avaliados pelos membros da Comissão do Processo Seletivo e por docentes do Programa, que levaram em consideração o Currículo Lattes, a qualidade da defesa do Plano de Pesquisa, o desempenho na arguição e a disponibilidade do candidato para as atividades do programa.

TODAS AS FASE DA SELEÇÃO 2020 - Edital 01/2019

​​Edital 01/2019 - Mestrado 2020

Oficinas preparatórias (setembro/2019)

Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos - UFPA 2019

Resultado das solicitações de isenção

Resultado da 1ª fase: homologação das inscrições

Resultado dos Recursos das Homologações

Resultado da 2ª fase: prova escrita

Resultado dos Recursos da 2ª fase​

Resultado da Avaliação do Plano de Pesquisa (3ª Fase)

Resultado dos Recursos à Avaliação do Plano de Pesquisa

Divulgação do Calendário da Prova Oral

Divulgação do Calendário da Prova Oral (RETIFICAÇÃO)

Resultado da Prova Oral e Avaliação de Currículo Lattes (4ª Fase)

Resultado do Recurso da 4ª Fase

Relação dos Aprovados

Classificação Final por Linha de Pesquisa do Processo Seletivo Mestrado PPGCOM 2020

BIBLIOGRAFIA GERAL (Para ambas as linhas)

CASTRO, Edna M. R. ; CAMPOS, Índio. Formação socioeconômica da Amazônia. In: CASTRO, Edna M. R. ; CAMPOS, Í. (Orgs.). Formação socioeconômica da Amazônia. Belém: UFPA/NAEA, 2015, pp. 15-36.​

FRANÇA, Vera. O objeto e a pesquisa em comunicação: uma abordagem relacional. In: MOURA, C.; LOPES, M. I. (Org.). Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016, v. 1, p. 153-174.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA PARA CANDIDATOS DA LINHA 1:
Comunicação, Cultura e Socialidades na Amazônia

PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Belém: Cejup/UFPA, 1989 (Capítulo 1).

SIMMEL, G. A sociabilidade (Exemplo de Sociologia pura ou formal). In: SIMMEL, G. Questões fundamentais da Sociologia. Tradução de P. Caldas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006, p. 59-82.

SODRÉ, Muniz. A organização do comum. In: SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014, p.185-307.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA PARA CANDIDATOS DA LINHA 2:
Processos Comunicacionais e Midiatização na Amazônia

​​BRAGA, JL. Circuitos versus campos sociais. In: MATTOS, MA., JANOTTI JUNIOR, J., and JACKS, N., orgs. Mediação & midiatização [online]. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 29-52

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul (Org.). Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 231-249, 1995.

MAIA, Rousiley; ROSSINI, Patrícia; OLIVEIRA, Vanessa; OLIVEIRA, Alicianne. Confronto político e mídia digital: investigando o "nós" da ação coletiva. In: JESUS, Jesus; TRINDADE, Eneus; JANOTTI JR., Jeder; ROXO, Marco. (Org.). Reinvenção Comunicacional da Política. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. 1, p. 47-63