Projeto de pesquisa “Jovens e Consumo Midiático em Tempos de Convergência” promove curso sobre Pesquisa em Comunicação em parceria com PPGCOM/UFPA

• Publicado: Quinta, 20 Agosto 2020 17:46
  • Última Atualização: Terça, 01 Setembro 2020 14:37
Publicado originalmente em 08 de novembro de 2018 no antigo endereço do Programa (https://www.ppgcomufpa.com/

Professores, bolsistas de iniciação científica, ex-bolsistas, alunos e egressos de programas de pós-graduação poderão participar do curso “Pesquisa em Comunicação: introdução”, que ocorrerá de 26 a 30 de novembro de 2018, no auditório Paulo Mendes, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no Campus Básico da Universidade Federal do Pará (UFPA). A iniciativa é uma ação do projeto de pesquisa “Jovens e Consumo Midiático em Tempos de Convergência” (Edital 071/2013 Procad/Capes) desenvolvido por pesquisadores em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de Sergipe (UFS) e será realizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom/UFPA).

O curso será ministrado pelas professoras Nilda Jacks (UFRGS), Mariângela Toaldo (UFRGS) e Jane Marques, da Universidade de São Paulo (USP), e abordará as diferenças e complementaridades entre pesquisa qualitativa e quantitativa; a produção de conhecimento nas duas perspectivas; as propriedades da pesquisa qualitativa e quantitativa, bem como o acervo técnico e instrumental. Dentre os assuntos do conteúdo programático estão: “Método qualitativo e quantitativo: diferenças e complementaridades”; “Técnicas qualitativas: aproximação entre ciências sociais e humanas”; “Pesquisa quantitativa: aplicações”; “Amostragem (probabilística e não probabilística)”; “Instrumento de coleta de dados (roteiro e questionário)”; “Tratamento e análise dos dados”; “Caracterização, natureza e adequação de algumas técnicas qualitativas: observação participante e participação observante; etnografia, histórias de vida; histórias de família; entrevista aberta e em profundidade, grupo de discussão, estudo de caso” e “Caracterização, natureza e adequação de algumas técnicas quantitativas: levantamentos (pesquisas transversais e longitudinais), experimentos”.

A carga horária será de 15 horas e as aulas acontecerão de 9 às 12 horas. Serão disponibilizadas 60 vagas, a serem preenchidas conforme a ordem de inscritos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link https://goo.gl/forms/nVNp0IUjh2Kut1SE3 até o próximo dia 20/11, podendo ser encerradas antes (assim que todas as vagas forem preenchidas).

Elaborado com base em uma ampla bibliografia, com autores nacionais e internacionais, o curso tomará como critérios das atividades avaliativas a participação, a assiduidade e a pontualidade, bem como a apresentação de um seminário. O conteúdo sobre pesquisa quantitativa será ministrado pela professora Jane Marques, dia 26; a pesquisa qualitativa será apresentada pela professora Mariângela Toaldo, dia 27; as técnicas qualitativas serão discutidas pela professsora Nilda Jacks no dia 28, quarta-feira; e, no dia 29, as três professoras falarão sobre as diferenças e complementariedades de ambos os métodos de pesquisa. O dia 30 contará com um mini-curso de currículo Lattes. Segundo a professora da equipe do projeto Jovem e Consumo Midiático na UFPA, Netília Seixas, “o curso será uma oportunidade para que os participantes possam enriquecer o conhecimento a respeito de metodologias importantes para a pesquisa no processo de formação como pesquisadores, com professoras que são referências no país em suas áreas de atuação”.

Curso: “Pesquisa em Comunicação: introdução”
Data: 26 a 30/11/2018 – de 9h às 12h
Local: Auditório Paulo Mendes - Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Campus Guamá/UFPA
Inscrições: https://goo.gl/forms/nVNp0IUjh2Kut1SE3