Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Linha do Tempo
Início do conteúdo da página

Linha do Tempo

Publicado: Segunda, 11 Novembro 2019 17:25 | Última Atualização: Segunda, 27 Julho 2020 16:06 | Acessos: 313

2019 | Inicia a primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA); Passa a buscar cada vez mais a internacionalização do Programa, realizando eventos com docentes de Universidades estrangeiras, como a Roda de Conversa “Trocas acadêmicas internacionais: experiências e circuitos para o aluno de pós-graduação”, conduzida pela Profª PhD Carmen Rico de Sotelo, da Université du Québec à Montreal (UQAM), e a palestra “O desafio à liberdade de imprensa na era digital”, ministrada pela professora norte-americana Jane Kirtley, da Escola Hubbard de Jornalismo e Comunicação em Massa da Universidade de Minnesota; Além disso, após diversas mudanças nas políticas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PPGCOM-UFPA passa a ser considerado um Programa nota 4+.

2018 | Aula Magna "A prática do pesquisador em Comunicação", ministrada pelo Prof. Dr. José Luiz Braga, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Aprovação do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia pela CAPES. Abertura do curso de Doutorado em Ciências da Comunicação com 7 vagas.

2017 | Aula Magna Comunicação no ambiente da Computação Cognitiva, ministrada pelo Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior (UNIFAP/Bolsista Produtividade CNPQ). Eleição dos professores do PPGCOM Danila Cal e Fábio Castro como coordenadores de GT's na Compós 2017; O PPGCOM-UFPA recebeu nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por acompanhar e avaliar a  expansão e a consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no país.

2016 | Revisão e adequação das Linhas de Pesquisa do Programa, que passaram a se  chamar Comunicação, Cultura e Socialidades na Amazônia e Processos Comunicacionais e Midiatização na Amazônia. Ampliação do corpo docente. Ampliação do número de vagas para discentes, de 12 para 22.

2015 | Aula Inaugural da FACOM e do PPGCOM, com o tema Liberdade de Expressão, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Marise Morbach (UFPA) e o Prof. Dr. Fábio Castro (UFPA); Curso Epistemologias da Comunicação, ministrado pelo Prof. Dr. Luiz Claudio Martino (UNB), pelo Projeto Diálogos Metodológicos.

2014 | Aula inaugural A Comunicação e a Produção Científica na Amazônia com a Prof.ª Dr.ª Voyner Ravena (UFPA); Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) na UFPA, realizado pela primeira vez na Região Norte. Aprovação no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD). Convênio com Paris V (L'Université Paris Descartes). Criação do Projeto Diálogos com as seguintes vertentes: Diálogos Contemporâneos, Amazônicos, Metodológicos e Comunicacionais.

2013 | Aula inaugural do ano letivo com o Prof. Dr. Raymundo Heraldo Maués (UFPA); Aula inaugural do segundo semestre com a Prof.ª Dr.ª Vera Regina Veiga França (UFMG); O PPGCOM participou da organização do: II Encontro de Análise do Discurso da Amazônia, I Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia, do V Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música – Musicom e do II Colóquio Nacional de Estudos Culturais na Amazônia.

2012 | Primeira defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia.

2011 | Início do segundo Processo Seletivo para ingresso discente no PPGCOM; Visita do Prof. Dr. Marcius Freire (consultor da CAPES) para o seminário de avaliação do PPGCOM. 

2010 | Aprovação do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia pela CAPES; Abertura do curso de Mestrado em Ciências da Comunicação com 8 vagas.

2008 | Transformação do Departamento de Comunicação em Faculdade de Comunicação, segundo mudança regimental da UFPA.

2007 | O VI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte é realizado na UFPA e organizado por professores e alunos do Departamento de Comunicação da UFPA, com mais de mil inscritos; São criados os Grupos de Pesquisa Preserv-Ação-Comunicação, Ciência e Meio Ambiente e Gepac-Audiovisual e Cultura, ambos cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

2006 | É ofertado o curso de Comunicação Social/Jornalismo, em Parauapebas-PA, pelo Departamento de Comunicação da UFPA. Neste ano também é ofertada a segunda edição da Especialização em "Imagem e Sociedade", pelo Departamento de Comunicação da UFPA.

2004 | É ofertada a primeira edição da Especialização em "Imagem e Sociedade – Estudos sobre Cinema", pelo Departamento de Comunicação da UFPA.

2000 | Início do Mestrado Interinstitucional realizado entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Pará (UFPA) que qualificou parte do corpo docente do curso de Comunicação Social.

1999 | É ofertada a primeira edição da Especialização em Cultura e Midiologia das Sociedades Contemporâneas pelo Departamento de Comunicação da UFPA.

1990 | É ofertado o primeiro curso de pós-graduação lato sensu do Departamento de Comunicação da UFPA: "Especialização em Teoria e Metodologia da Comunicação".

1986 | É formada uma comissão interna do curso de Comunicação Social para atividades de pesquisa, ensino e extensão, a médio e longo prazo.

1981 | Reconhecimento do curso de Comunicação Social da UFPA pelo Ministério da Educação.

1976 | Criação do curso de Comunicação Social da UFPA.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página