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Projetos de Pesquisa

Publicado: Quinta, 07 Novembro 2019 17:48 | Última Atualização: Quinta, 27 Fevereiro 2020 17:04 | Acessos: 311

Mídia e Violência: percepções e representações na Amazônia

Data de Início: 01/03/2016

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Alda Cristina da Silva Costa

​Descrição: O projeto integra um conjunto de pesquisas que tem como finalidade compreender como as pessoas percebem ou ‘consomem’ as narrativas de violência produzidas pela mídia, assim como as percepções, representações, usos e apropriações feitos pelos receptores desses conteúdos midiáticos, considerando que não estão no processo de produção e difusão das narrativas de violência, mas representam, no caso do receptor, a dimensão de repercussão social e simbólica dessas narrativas. Já no caso das vítimas, são consideradas fonte periférica de informação para as narrativas e representam indivíduos afetados pelo fenômeno da violência urbana, que podem dizer mais sobre a realidade do que cabe nas aspas e entrevistas da mídia na Amazônia. O projeto tem parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, via Edital Universal. O diálogo teórico-conceitual perpassa a comunicação, sociologia, antropologia, psicologia social, filosofia entre outras áreas que vão de Mikhail Bakhtin; Paul Ricoeur; Muniz Sodré; Erving Goffman; Giorgio Agambem; Yves Michaud; Joseph-Achille Mbembe; Serge Moscovicci; Hannah Arendt; Como procedimentos metodológicos: hermenêutica em comunicação; entrevista em profundidade; entrevista narrativa; análise narrativa.

 

MULTICOM: Comunicação, inovação, criatividade e narrativas transmidiáticas

Data de Início: 2015

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Alda Cristina da Silva Costa

A presente proposta objetiva implantar um espaço de convergência de comunicação, inovação, criatividade e narrativas transmidiáticas, como um processo de reflexão e produção sobre as ações de pesquisa, ensino e extensão a ser realizado na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará. Na sua construção buscamos a excelência e inovação na área da comunicação na Amazônia, no intuito de desenvolvermos uma comunicação convergente e inclusiva por meio de pesquisas aplicadas integradas ao ensino e à extensão. O projeto MULTICOM: Espaço de Comunicação, Inovação, Criatividade e Narrativas Transmidiáticas é resultado de um trabalho coletivo de debates realizado pelos professores da Faculdade de Comunicação e a experiência inicial, de dois projetos desenvolvidos anteriormente: Polo de Produção Multimídia (2011/2012) e o Laboratório de Pesquisa e Experimentação de Comunicação Multimidiática da UFPA (2013/2014). Esses projetos foram experiências primeiras, com a finalidade de compreender as ações comunicativas, assim como na produção e divulgação do conhecimento científico da Universidade Federal do Pará. Com o MULTICOM pretendemos materializar a convergência da comunicação multi e transmidiática no fortalecimento da interface entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com a utilização de múltiplas plataformas, assim como no
desenvolvimento, produção e divulgação de informações e do conhecimento científico produzidos na Amazônia.

 

Narrativas/cartografias comunicativas e sociopolíticas das vozes na Amazônia

Data de Início: 2019

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Alda Cristina da Silva Costa

O presente projeto de pesquisa objetiva cartografar, a partir das narrativas, as diversas vozes dos sujeitos que compõem a Amazônia, tendo como escopo de reflexão suas ações sociopolíticas, ou seja, buscando compreender os sentidos que organizam suas relações com o território.

 

Narrativas contemporâneas na Amazônia paraense - NARRAMAZÔNIA

Data de Início: 2015

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Alda Cristina da Silva Costa

A presente proposta objetiva a instituição do Grupo de Pesquisa Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense - NARRAMAZÔNIA como um espaço de discussões e pesquisas multi e transdisciplinar sobre a constituição e circulação de narrativas na sociedade. Através do ato de narrar é possível compreender as interações humanas: a relação do eu com o outro, bem como a constituição dos contextos históricos, culturais e sociais em que estão inseridos.

 

OS MICROFONES DA AMAZÔNIA PARAENSE: a relação de comunicação entre o rádio e sociedade.

Data de Início: 2013

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Alda Cristina da Silva Costa

Os microfones da Amazônia Paraense vem sendo desenvolvido em parceria, entre Universidade Federal do Pará e Universidade da Amazônia, com a finalidade de organizar os relatos históricos dos integrantes, personagens e fatos das Rádio Clube do Pará, Rádio Educadora de Bragança, Rádio Rural de Santarém e Rádio Cultura, emissora pública/educativa e a relação estabelecida com os receptores/ouvintes. O rádio durante muito tempo se constituiu na única mídia a integrar os amazônidas, considerando a complexidade do seu território, atravessado por rios, estradas e florestas, com isso instituiu-se como veículo de integração, de informação e de comunicação com o cotidiano da sociedade. Ao longo de 85 anos, data da implantação da primeira emissora no Pará, foram estabelecidas participações expressivas dessa mídia com a vida na Amazônia. Tem os seguintes objetivos: Organizar os relatos históricos das emissoras Rádio Clube do Pará; Rádio Educadora de Bragança; Rádio Rural de Santarém e a emissora pública Rádio Cultura do Pará, focalizando seus personagens e fatos históricos; Identificar personagens da história das emissoras; Relacionar momentos históricos; entrevistar integrantes e ex-integrantes da equipe de jornalismo e produção da rádio; Descrever as mudanças organizacionais e estruturais da emissora; Descrever os processos produtivos e suas alterações ao longo dos anos.

  

Cidadania Comunicativa: Desafios, Lutas e Direitos compartilhados na Amazônia

Data de Início: 02/02/2017

Responsável: Profª Drª Célia Regina Trindade Chagas Amorim

Descrição: Este projeto tem a finalidade dar continuidade as ações de pesquisa do projeto Mídias Alternativas na Amazônia em âmbito internacional, tendo como um dos escopos teóricos as Epistemologias do Sul, Cidadania e Direitos. Uma parte do projeto está sendo realizado na Universidade de Coimbra (Portugal), no Centro de Estudos Sociais (CES), dirigido pelo professor Boaventura. Núcleo: Democracia, Cidadania, Direito. Os trabalhos na Universidade de Coimbra, no período de abril de 2018 a dezembro de 2019, fazem parte do Curso de Pós-doutoramento desta pesquisadora. A pesquisa está ancorada na investigação do processo de constituição da comunicação exercida por sujeitos sócios políticos em processo de lutas emancipatórias na Amazônia. Assim sendo, fazemos uma reflexão a respeito da comunicação desses sujeitos, como campo privilegiado de vozes e histórias que lutaram e lutam, ao longo do tempo, para não serem silenciadas pelo sistema de dominação ancorado no tripé: colonialismo, capitalismo, heteropatriarcado (Santos, 2006, 2010, 2014). Problematizamos o potencial da comunicação contra-hegemônica na construção e no fortalecimento de uma narrativa que tem como primazia a representação de mundos e saberes/fazeres próprios amazônicos, negados ou considerados inexistentes pelo paradigma ocidental e a contribuição dela no processo da emancipação dos sujeitos e dos territórios da região. O fio condutor é de que a comunicação dos sujeitos sociopolíticos em luta na Amazônia atua com o duplo movimento emancipatório no espaço público local/global: a) contribui para tecer, por meio de uma ecologia amazônica de saberes, alianças solidárias contra-hegemônicas transfronteiriç as com potencial para forjar a luta cotidiana pela Amazônia e pela humanização desses sujeitos e, ao mesmo tempo, b) põe em visibilidade a desumanização à qual tais sujeitos estão submetidos pelo sistema neocapitalista, imperial/global, para exigir e reparar direitos. Concede-se atenção ao movimento de grupos sociais e indivíduos em lutas emancipatórias na Amazônia contra o projeto colonialista, capitalista e heteropatriarcal e seus impactos perversos nas comunidades, povos originários e tradicionais, dentro outros excluídos do sistema global e imperial que opera na Amazônia, aqui entendida tanto a Amazônia Legal (a brasileira) quanto a internacional ou a Pan Amazônia, composta por nove países da América do Sul. A metodologia do projeto segue as diretrizes qualitativas, acionando múltiplos campos de saber ou ecologias de saberes (SANTOS, 2010, 2014) para dar conta desta investigação. Assim sendo, contempla as seguintes dimensões: 1) os estudos de cidadania comunicativa, de Maria Cristina Mata; de educação/comunicação popular, de Paulo Freire; hegemonia do filósofo Antônio Gramsci; de Epistemologia do Sul, Cidadania e Direitos humanos, de Boaventura de Sousa Santos; e os relativos ao contexto social-político amazônico, com Violeta Loureiro, Manuel Dutra, Eder Paula, Lúcio Flávio Pinto, dentre outros autores; 2) conhecimento e prática das potencialidades comunicativa de grupos sociais em processo de lutas emancipatórias na Amazônia.

 

II Mídias alternativas na Amazônia

Data de Início: 2011

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Célia Regina Trindade Chagas Amorim

Descrição: O projeto e o grupo de pesquisa Mídias Alternativas na Amazônia nasceram em 2011 na UFPa, com a proposta de pesquisar o universo de meios de comunicação de natureza contra hegemônica, importantes no processo de democratização da região. Os objetivos são sistematizar estudos e mapear essas possibilidades midiáticas, distanciadas do modelo comunicacional voltado para a lógica do lucro imediato, a partir do período da Ditadura Militar (1964 - 1985) até os dias atuais, nas categorias Mídias Impressas e Mídias On-Line. Esse contexto histórico do início da investigação se justifica pelo boom da imprensa alternativa, que marcou o período noticiando os graves crimes praticados no País. Por meio desse liame histórico, é possível entender o movimento de pequenos jornais e revistas que nos anos de 1970 - 1980 lutavam pela liberdade de expressão contra o autoritarismo vigente; de 1990 em diante a bandeira é em defesa da cidadania em uma época de democracia estabelecida. Destacam-se, neste último contexto, as lutas das rádios e TVs comunitárias e, mais recentemente, as mídias sociais na internet. Assim, o foco de investigação está na ocupação territorial da Amazônia pelos militares de 1964, os impactos sócio-ambientais dos chamados grandes projetos, passando pelo período de restabelecimento da democracia, até o novo ambiente multimidiático em rede. Atualmente, já foram catalogados 100 jornais, boletins, revistas, blogs e sites alternativos de Belém do Pará e de outros Estados da região Norte do país, localizados na internet, acervos públicos e em casas de ativistas dessas mídias. Este número, aparentemente irrisório, se levarmos em consideração apenas o caráter quantitativo, se traduz de uma importância ímpar para a memória dessas mídias que até o presente momento ainda são pouco estudadas pela academia. O projeto se desenvolve em três fases interligadas: A primeira vem se caracterizando pela pesquisa exploratória na busca por meios alternativos. A segunda centra-se na sistematização de estudo e análise de dados que farão parte do Mapa das Mídias Alternativas na Amazônia. Já a terceira fase, dedicada à criação, desenvolvimento e manutenção de um Sítio Virtual, está em plena execução, em parceria com a professora Dra Rosane Steinbrenner, que também estuda o tema das rádios comunitárias na Faculdade de Comunicação (Facom). Os resultados têm sido importantes para o campo da Comunicação, destacam-se a apresentação de artigos científicos em Congresso da Comunicação, no âmbito regional, nacional e internacional (2012-2015); publicação em revistas qualificadas (2014-2015); orientações de Trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade de Comunicação (Facom) e de dissertação de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), (2015). O projeto foi aprovado no Edital Universal 14/2013, Faixa A CNPq. É vinculado ao Grupo de Pesquisa intitulado Mídias Alternativas na Amazônia, com base no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Comunicação, Política e Gênero: Configurações discursivas das mulheres como sujeitos políticos em diferentes âmbitos comunicacionais

Data de Início: 03/04/2017

Responsável: Profª Drª Danila Gentil Rodriguez Cal Lage

Descrição: O objetivo desta pesquisa é compreender como são construídos discursos, identidades e lugares das mulheres na política em três ambientes interacionais: o jornalístico midiático, o militante social e o político formal. Considera-se a perspectiva de âmbitos interacionais porque destaca a importância do contexto na conformação do processo comunicativo (MENDONÇA, 2009). O âmbito jornalístico midiático permite examinar os processos comunicativos num palco de visibilidade ampliada e regido a partir de lógicas jornalísticas, políticas e empresariais; o âmbito militante social, as lógicas e processos comunicativos advindos das próprias organizações e dos movimentos ativistas; e no âmbito político formal, ligado diretamente ao sistema político, podemos analisar os processos de comunicação de mulheres que efetivamente assumiram cargos políticos formais. Discute-se como ponto de partida a utilização das categorias mulheres e gênero. Em relação à metodologia, são consideradas duas ordens: a da interação (GOFMANN, 1974) e do discurso (FOUCAULT, 1999). O projeto propõe ainda ações de ensino e extensão a partir dos resultados da pesquisa.

 

Deliberação em escolas públicas: criando capacidades deliberativas – Etapa Pará

Data de início: 10/09/2017

Responsável: Profª Drª Danila Gentil Rodriguez Cal Lage

Descrição: Fundamentado nas teorias da democracia deliberativa, esta proposta estabelece interfaces com estudos no campo da comunicação social, da ciência política, da educação e da ciência da computação. Tem por objetivo contribuir para reflexões e práticas da educação cidadã no Brasil, a fim de atuar na capacitação deliberativa para a resolução de vulnerabilidades sociais. O projeto caracteriza-se pela articulação multidisciplinar envolvendo principalmente as áreas de ciência política, comunicação social, tecnologia da informação e educação na condução da pesquisa, numa tentativa de implementar práticas inovadoras e criativas na educação pública brasileira, bem como transformar a relação dialógica entre cidadãos e o poder público por meio da capacitação deliberativa. Além da multidisciplinaridade, o projeto consolida a internacionalização da pesquisa em ciências sociais aplicadas no Brasil, ao dar sequência à parceria estabelecida com o pesquisador Jürg Steiner, professor emérito da University of Bern (Suíça) e da University of North Carolina at Chapel Hill (EUA), e referência nos estudos de democracia deliberativa. Além disso, articula três regiões do Brasil (Norte, Nordeste e Sudeste), explorando as diversidades e lacunas na consolidação dos direitos humanos de cada realidade. O estudo pretende, de tal forma, produzir um impacto social no ambiente escolar e contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas para a promoção de direitos humanos que reconheçam as injustiças locais e que criem canais de discussão com cidadãos capacitados com habilidades deliberativas para se engajar na resolução de conflitos sociais. A coordenação internacional é feita pela Profª Rousiley Maia (UFMG).

Mídia, debate público e negociação de sentidos sobre o trabalho doméstico

Data de Início: 01/06/2017

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Danila Gentil Rodriguez Cal Lage

Descrição: Partindo da perspectiva relacional da Comunicação e das teorias deliberativas que abordam as relações entre mídia e debate público, este projeto tem como objetivo analisar como as construções discursivas no cenário midiático jornalístico e ficcional sobre patroas e trabalhadoras domésticas alimentam processos de debate sobre o assunto e quais as reverberações desse processo nas teias simbólica e social das relações de poder na qual essas mulheres se inserem e estão inseridas. Como contexto sociopolítico, partimos das discussões sobre a PEC das Domésticas, como ficou conhecida a Proposta de Emenda Constitucional 66/2012 que buscava ampliar os direitos das trabalhadoras domésticas no Brasil, e situamos nosso lugar de investigação na Região Norte do país, onde há um forte cenário de violações de direitos dessas trabalhadoras, de modo mais específico na Região Metropolitana de Belém (Pará). Em relação ao recorte metodológico, destacamos três eixos de observação e análise: (1) telenovelas, com objetivo de investigar os principais elementos da representação de patroas e empregadas antes e depois da mudança de legislação; (2) análise do debate midiático sobre a PEC das Domésticas nos dois principais jornais paraenses (Diário do Pará e O Liberal); (3) análise da interação entre os discursos midiáticos (ficção televisiva e jornalismo) e patroas e empregadas domésticas apreendida por meio de grupos focais. Esse projeto possui financiamento do CNPq.

Jornalismo Transmídia - características e concepções na arqueologia de um conceito.

Data de Início: A confirmar

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Elaide da Cunha Martins

Descrição: Este projeto é um desdobramento da pesquisa intitulada “Apropriações da narrativa transmídia pelo jornalismo: novas relações, formatos e processos produtivos”. Durante dois anos, perseguimos alguns objetivos e metas que, cada vez mais, nos abriram novos horizontes e possibilidades de pesquisa. Como objetivo geral, no primeiro projeto, buscamos identificar manifestações da cultura da convergência e as formas de apropriações da narrativa transmídia pelo jornalismo, a fim de contribuir com a produção científica do campo da comunicação. Como objetivos específicos, buscamos reconhecer e identificar tais manifestações e princípios da narrativa transmídia em produtos jornalísticos de natureza multiplataforma, tanto no âmbito nacional quanto regional, além de discutir e refletir sobre as transformações que o uso dessa narrativa vem provocando nas práticas e no perfil do profissional de jornalismo. Consequentemente, as discussões e reflexões, feitas no grupo de estudos do projeto, sobre essas questões, nos levaram a desdobramentos e ampliações da pesquisa, fazendo-nos deparar com a necessidade de construir um conceito de jornalismo transmídia, cujo desafio constitui-se o objetivo central da presente proposta. Dessa forma, queremos estudar os entrelaços que envolvem jornalismo e transmídia, buscando compreender suas manifestações e aspectos, linguagens e formatos no cenário da cultura da convergência.

 

Primórdios da Comunicação no Rio Grande do Sul

Data de Início: A confirmar

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Elaide da Cunha Martins

Descrição: O presente projeto tem como foco as experiências inaugurais da Comunicação no Rio Grande do Sul. Serão contemplados como objetos de estudo os primeiros trabalhos jornalísticos, de Publicidade e Propaganda, Fotografia, Rádio, TV e Relações Públicas, em diferentes suportes e contextos, já que o desenvolvimento de cada uma das áreas em específico se dá em momentos históricos distintos. O objetivo é lançar o olhar para o passado para compreender como se dá o nascimento e o início da consolidação desse campo profissional no Estado. Trata-se de um estudo coletivo, resultado do trabalho conjunto dos integrantes do Grupo de Pesquisa em História da Comunicação da Fabico/UFRGS, que reúne investigadores de diferentes subáreas da Comunicação.

 

O pensamento de Martin Heidegger e o horizonte da pesquisa em comunicação

Data de Início: 12/02/2018

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro

Descrição: O propósito deste projeto de pesquisa é estabelecer conexões entre a obra do filósofo alemão Martin Heidegger e a pesquisa em Comunicação, indagando sobre os aportes que seu pensamento pode trazer para a consolidação do campo comunicativo. Pretende-se fazer uma reflexão aprofundada, identificando elementos, conceitos, processos e trajetórias reflexivas que ajudem a melhor compreender a natureza e as dinâmicas dos processos comunicativos. O projeto parte da reflexão sobre a fenomenologia e a hermenêutica desenvolvida pelo Prof. Benedito Nunes, marco referencial para os estudos dessas natureza na Universidade Federal do Pará (UFPA) (Cf. Nunes, 1991; 1992; 1993; 2000; 2002; 2007; 2009a; 2009b). Procura-se assim desenvolver um diálogo entre o pensamento heideggeriano e as ciências sociais aplicadas, com o objetivo de elaborar um referencial teórico e metodológico que dialogue com a perspectiva ontológica de uma crítica social.

Tipologia das elites paraenses: Redes de poder, capital social e cultura política, na Amazônia Paraense, numa perspectiva histórica

Data de Início: 2019

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro

O projeto objetiva realizar um mapeamento tipológico dos grupos sociais que podem ser considerados como fazendo parte, historicamente, no estado do Pará, da elite estadual e, em seguida, compreender as principais dinâmicas de sua cultura política, interpretando suas estratégias de reprodução social e de tipificação simbólica, bem como suas dinâmicas intersubjetivas. Busca-se encontrar elementos para uma compreensão crítica de seu ethos e de sua disposição em conformar redes de poder.

 

Comunicação e Desenvolvimento na Amazônia

Data de Início: 05/02/2016

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro

Descrição: Desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, este projeto se propõe a compreender o papel das micropolíticas de comunicação e da cultura na formação da coesão social e do capital social relacional nas trajetórias sociais T-2 e T-4 presente no espaço amazônico. Especificamente, o projeto visa a construir um referencial teórico-metodológico capaz de auxiliar na compreensão de um intercampo: a passagem do plano macro da Economia Política da Comunicação para o plano micro da Pragmática da Comunicação, produzindo um referencial que permita estudar os aspectos intersubjetivos da ação social. Pretende, ainda, avaliar o impacto das diferentes Categorias e Sistemas de Comunicação sobre as referidas trajetórias sociais amazônicas; discutir o papel das práticas comunicativas nas relações sociais e econômicas presentes no espaço amazônico e, especificamente, como o capital social do grupo se conforma, pragmaticamente, enquanto capital relacional e, por fim, refletir sobre as diferentes práticas (pragmáticas) usadas pelos grupos em sua relações econômicas com o espaço ambiental e cultural onde vivem.

Experiência social, cultura e sensibilidades amazônicas

Data de Início: A confirmar

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro

Descrição: O projeto parte de um referencial fenomenológico e hermenêutico, subsidiado pelo Grupo de Pesquisa Fenomenologia da Cultura e da Comunicação, para investigar dinâmicas e processos culturais presentes na sociedade amazônica. Com esse aporte, procura-se compreender e interpretar cenas artísticas, literárias, musicais, midiáticas, políticas, comerciais e mesmo o quotidiano e a vida comum de populações amazônicas. No horizonte dessas dinâmicas e processos, dialogamos com as noções socialidade (Simmel), formas de sociabilidade (Maffesoli), representações sociais (Moscovici), processos intersubjetivos (Schutz) e as pragmáticas comunicativas (Garfinkel; Goffman) presentes na sociedade amazônica, tanto na sua contemporaneidade como numa perspectiva histórica. A noção de ?experiência social? é discutida com base na pesquisa sobre as trajetórias socioeconômicas amazônicas (Costa) e, em associação a ela, a noção de ?cultura? é pensada não como ?reserva?, ?patrimônio?, ?substância? ou ?identidade?, mas como margem (Derrida), vivência (Benjamin; Heidegger), mundo da vida (Ricoeur; Gadamer).

 

Levantes amazônicos: dimensões estéticas e políticas das imagens da resistência

Data de Início: 18/02/2019

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Leandro Rodrigues Lage

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as dimensões estéticas e políticas das imagens de levantes contemporâneos ocorridos na Amazônia em seu trabalho de dar forma visível aos afetos da indignação, da convicção, do desejo e das demais emoções e sentimentos que animam essas insurreições. Trata-se, portanto, de uma pesquisa animada e interessada pela indignação, palavra que designa um estado de espírito frente a experiências intoleráveis, uma reação emocional ante a indignidade, um sentimento que impele à resistência. Em nosso "tempo sombrio", para usarmos termo caro a H. Arendt, em que vicejam as violências, intolerâncias, injustiças e corrupções, a sobrevivência da experiência parece depender como nunca da sobrevivência das imagens, esses "vaga-lumes" que, segundo G. Didi-Huberman, materializam nada menos do que as resistências do corpo e do pensamento diante das ofuscantes luzes do poder e da política. É, precisamente, essa sobrevivência da indignação em imagens da resistência que nos interessa. Nosso objetivo é compreender o modo como imagens de diferentes regimes de visibilidade, tais como o fotojornalismo e a arte, articulam, poética e esteticamente, as emoções e sentimentos da indignação e da revolta, revelando, assim, uma dimensão potencialmente política que lhes é intrínseca. Por levante ou sublevação entendemos não apenas a literalidade do termo naquilo que ele indica como revolta que se concretiza no espaço público, mas também naquilo que a palavra oferece como metáfora da potência dos corpos e da resistência dos desejos. Sobretudo o desejo de escapar de condições de opressão e de sujeição, como define Didi-Huberman. Para isso, propõe-se a recolher e organizar imagens de levantes ocorridos na Amazônia a partir de diferentes formas expressivas visuais, oriundas de regimes de visibilidade como o jornalismo, as redes sociais online e o campo das produções artísticas contemporâneas. Adota-se, nesse sentido, o procedimento de montagem como operação metodológica inspirada nos modelos de investigação e reflexão sobre as imagens empreendidos por teóricos como A. Warburg, W. Benjamin e Didi-Huberman. Nosso enfoque recai sobre os afetos, isto é, sobre o modo como determinadas imagens preservam e expressam os sentimentos de indignação que catalisam as insurgências, dando ensejo às seguintes indagações: Como certas imagens são capazes de dar forma visível ao pathos da indignação? De que maneiras elas manifestam os desejos de emancipação? Assim, em vez de buscar os rastros do real na suposta transparência das imagens, o que procuramos investigar nelas são aquilo que Warburg chamava de "fórmulas de pathos", algo como estados de espírito transformados em imagem, ou como cargas afetivo-emocionais que as imagens comportam e carregam entre si. Assim, o que se busca nessas imagens não é apenas o regresso do mundo sob a forma visual. É, sobretudo, o regresso dos indivíduos que se inscrevem no visível dançando e sonhando vencer, mesmo carregando nas costas o chumbo do mundo, como diria Didi-Huberman. A partir daí, procura-se em diferentes matrizes teóricas injunções para a análise das experiências visuais e das montagens realizadas entre as imagens naquilo que elas podem revelar sobre as potencialidades políticas dessas formas expressivas, na esteira de autores como J. Rancière. Por fim, pretende-se analisar o conjunto das imagens de levantes ocorridos na Amazônia em sua articulação possível com imaginários da resistência, explorando a historicidade dessas formas expressivas e suas conexões simbólicas e culturais. (MCTIC/CNPq: 435183/2018-4).

Narrativa e acontecimento midiáticos: desafios metodológicos para apreensão das experiências glocais

Data de Início: 01/10/2018

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Leandro Rodrigues Lage

Descrição: Um conjunto expressivo de investigações no campo da Comunicação se volta para o jornalismo e suas narratividades, especialmente às técnicas e procedimentos próprios do universo profissional, quando dos processos que trazem à luz os mais diversos acontecimentos. Contudo, no plano metodológico, certas definições desse campo de pesquisa oferecem, muitas vezes, soluções imprecisas à apreensão e compreensão dessas textualidades e modalidades interacionais, seja porque insistem na perseguição dos sentidos encarnados, seja porque se concentram em formas assentadas em categorias estritamente linguísticas. Paralelamente aos desafios metodológicos, as mídias, em geral, dedicam um lugar pouco privilegiado às vulnerabilidades na hierarquia dos temas que ocupam mais espaço nas coberturas. Mesmo quando acontecimentos relacionados a temáticas como saúde, violência, educação e segurança são abordadas, os enfoques raramente recaem sobre os sujeitos, as vítimas, as situações de vulnerabilidade. Contextos regionais, sejam eles globalmente vistos a partir da relação norte-sul, sejam problematizados a partir das condições internas às nações, constituem referência decisiva para os diversos graus de vulnerabilização de pessoas e populações. Note-se, por exemplo, os problemas de desmatamento, delimitações de terras indígenas e quilombolas, as chamadas doenças tropicais, dentre uma série de outras realidades, como decisivas para o Brasil, assim como particularmente para a região amazônica, e temos uma indicação da complexidade implicada teórica e conceitualmente na lida com as vulnerabilidades. Nesse sentido, o problema da pesquisa apresenta um movimento epistêmico e metodológico em direção à articulação entre narrativa e acontecimento: de que maneira as mídias jornalísticas operam na apreensão narrativa de acontecimentos vinculados às experiências e sujeitos em condições de vulnerabilidade? Trata-se, portanto, de dar conta de condições particulares de ocorrência dos casos de vulnerabilidades sociais e dos modos como os agentes midiáticos lhes dão inteligibilidade, tendo como pano de fundo as realidades, formas de saber e os modos de produção de conhecimento na Amazônia. Assim, ao propor com o presente projeto articular narrativa e acontecimento como um duplo movimento de caráter epistêmico e metodológico para análise das vulnerabilidades sociais, estaremos por um lado exercendo a análise crítica de fenômenos e acontecimentos comunicacionais e por outro lado promovendo reflexões sobre as formas de saber e os modos de produção de conhecimento na Amazônia. Compreender as narrativas e acontecimentos a partir dos modos como as mídias se envolvem em disputas de sentido com outros atores e atrizes sociais oportuniza uma leitura crítica e pode apontar soluções objetivas para gerar mudanças nas coberturas jornalísticas de questões sociais. (Capes/88881.200545/2018-01)

AGRO é tec, AGRO é pop, AGRO é tudo? Uma análise do discurso midiático e sua interface com o discurso político.

Data de Início: A confirmar

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Luciana Miranda Costa

Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo principal dar prosseguimento, ampliar e consolidar a base teórica, analítica e metodológica referente às pesquisas que avaliaram o significativo papel da mídia no boom ambiental que vem se registrando nos últimos anos no país, com um recorte temático específico: o agronegócio brasileiro. O corpus principal escolhido são os programas institucionais intitulados: “Agro: A Indústria Riqueza do Brasil”, produzidos e veiculados pela Rede Globo de Televisão (de junho/2016 ao presente). Além disso, estão sendo analisados os projetos de lei envolvendo a temática do agronegócio formulados ou sancionados no mesmo período pelo Congresso Nacional. O que se busca verificar é se a campanha institucional criada pela Rede Globo tem influenciado a elaboração ou implantação de políticas públicas referentes à temática. Em caso afirmativo ou negativo buscar-se-á analisar e comparar as estratégias discursivas utilizadas na campanha. O instrumental teórico de análise é baseado, principalmente, na Semiologia dos Discursos Sociais e no método da Análise de Discurso de vertente francesa, além do suporte da Comunicação e da Sociologia.

 

Os Media e as representações sociais: análise de produtos midiáticos contemporâneos

Data de Início: A confirmar

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Luciana Miranda Costa

Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar produtos midiáticos contemporâneos, como games, peças cinematográficas, produtos audiovisuais e peças radiofônicas, com destaque para os contextos nacional e amazônico. O instrumental teórico de análise, é baseado, principalmente, na Semiologia dos Discursos Sociais e no método da Análise de Discurso de vertente francesa.

 

 

publiCIDADE(S) como marca(s) midiática(s) de consumo 

Data de Início: 2019

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Luiz Cezar Silva dos Santos

O projeto de pesquisa apresentado tem por finalidade estudar a(s) cidade(s) como fenômeno histórico, como espaço urbano, como signo de consumo e como processo midiático, tendo-as como produtora(s) de sentido(s) e de imagens que circulam nos e pelos espaços urbanos como locus de investigação dos múltiplos fenômenos e seus processos socioculturais e políticos, suas representações midiáticas e interpretativas da e pela comunicação. Ao investigar por meio das representações socioculturais, políticas, estéticas e comunicacionais que circulam no(s) espaço(s) urbano(s), busca-se pensar os modos como tais fenômenos delimitam o(s) espaço(s) real(is) e imaginário(s) e condicionam a geração de sentidos na(s) cidade(s), tendo por base as atividades da Publicidade e da Propaganda como referências midiáticas de investigação dos diversos e múltiplos fenômenos de consumo e de comunicação na contemporaneidade.

 

Consumo, identidade e amazônia: Relações de sociabilidade e interação através da comunicação (Versão II)

Data de Início: 20/06/2016

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Manuela do Corral Vieira

Descrição: O projeto de pesquisa faz parte da continuidade dos estudos realizados no projeto de pesquisa “Consumo, identidade e Amazônia: relações de sociabilidade e interação através da comunicação”, a qual iniciou sua execução em Agosto de 2016 (Portaria nº 055/2016 - ILC). Em sua segunda versão, aprofundam-se os estudos nas questões interdisciplinares que percebem a Comunicação a partir de seus diálogos e influências sociais, sobretudo das contribuições sociológicas e antropológicas, e o Consumo enquanto manifestação cultural, identitária e de sociabilidade, avançando no sentido de perceber a Comunicação e o Consumo a partir de diálogos complementares com Gênero, Performance, Cultura Material, compreendendo os estudos realizados a partir de um campo macro e como uma forma de construção identitária e de comunicação social na construção dos laços de sociabilidade e interações com o outro e com o mundo, tendo como foco de análise as relações estabelecidas entre sujeitos e marcas. Consideram-se as influências que os contextos sociais e os grupos aos quais se faz parte como elementos direcionadores desses processos construtivos e constitutivos, nos quais os sujeitos expressam e constrem suas identidades a partir de negociações, resistências, lutas e intencionalidades.

Imagem e cultura na Amazônia: O movimento fotográfico de Belém

Data de Início: Agosto/2018

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Marina Ramos Neves Castro

Descrição: Por meio deste projeto de pesquisa pretendemos buscar uma compreensão do chamado movimento fotográfico de Belém, objetivando discutir seus processos socioculturais, comunicacionais, estéticos e políticos e, por meio dessa discussão, refletir sobre a maneira como a fotografia, seja como forma estética, documental ou jornalística, produz socialidades e sociabilidades, constituindo-se como vetor de coesão social e de produção de identidades.

A história da imprensa no pará: do impresso à internet

Data de Início: 01/11/ 2016

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Netilia Silva Dos Anjos Seixas

Descrição: O projeto se propõe a contribuir para o conhecimento da história da imprensa no Pará e na região Amazônica, considerando o esforço de pesquisa em história da mídia em curso no país e as lacunas ainda existentes sobre a trajetória da imprensa regional. Iniciada em Belém em maio de 1822, a imprensa na Província do Grão-Pará situa-se entre as mais antigas do país, apresentando em certos momentos jornais e revistas com produção gráfica apurada e participando ativamente da vida social local. Do ponto de vista da Comunicação, o início dos estudos sobre a história da imprensa no Pará teve início em 2009, com o primeiro projeto de pesquisa, aos quais outros se seguiram, abordando variadas temáticas e resultando na produção de artigos publicados em periódicos qualificados e apresentados em eventos científicos da área, além de dissertações e trabalhos de conclusão de curso. No entanto, muitos estudos ainda estão por ser feitos, tanto no Pará quanto nos demais estados da região Amazônica, que apresentam uma grande diversidade não só de recursos naturais, mas também de processos comunicacionais. Dessa forma, o projeto - também em trâmite para aprovação no âmbito interno da UFPA - tem o propósito de contribuir para o entendimento dessa história, de maneira mais organizada e profunda. Em linhas gerais, esta pesquisa objetiva, então, saber sobre a configuração e constituição da imprensa no Pará ao longo do tempo, inclusive quanto às temáticas e discursos que veiculava. Busca voltar a atenção não só ao passado, mas também ao presente, com algumas observações sobre o jornalismo local no ambiente web. Com a pesquisa, intenta-se contribuir para a formação de possíveis futuros pesquisadores para a região e fortalecer as pesquisas no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e na Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFPA. No desenvolvimento do projeto, prevê-se o uso de várias técnicas de pesquisa, entre as quais a pesquisa bibliográfica, a entrevista, a análise de conteúdo e a análise enunciativo-discursiva. Os procedimentos serão adotados de acordo com o estudo a ser realizado, a cada momento. Além da
coordenadora, a equipe é composta, no momento, por duas mestrandas do Programa de Pós-Graduação, Cultura e Amazônia da UFPA e quatro alunos de Iniciação Científica e por colaboradores graduandos do curso de Comunicação Social da UFPA.

Imprensa e memória: rumo a Vigia, Santarém e Cametá da segunda metade do século XIX (1852-1900)

Data de Início: 2019 

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Netilia Silva Dos Anjos Seixas

Descrição: Tem objetivo observar a relação entre a memória e a imprensa nas cidades de Vigia, Santarém e Cametá na segunda metade do século XIX. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória, documental e bibliográfica. Para tanto, foi
escolhida a cidade de Vigia que foi, possivelmente, a primeira cidade a ter um jornal produzido por uma tipografia própria no ano de 1852, seguida pela cidade de Santarém (1853) e a cidade de Cametá (1859). Três cidades que foram importantes polos produtores de mídia impressa na segunda metade do século XIX e que juntas produziram 23 títulos. Desse total, apenas 12 títulos estão disponíveis nos acervos conhecidos. Nossa pesquisa tem o objetivo de entender qual a relação entre memória e imprensa nessas cidades no período proposto e, para tanto, propõe um trabalho exploratório, documental, bibliográfico, associando técnicas de análise documental e de conteúdo com a finalidade de contribuir para o conhecimento sobre a história da imprensa em parte do interior do estado e, assim, fornecer subsídios para o fortalecimento de políticas de memórias nessas cidades.

 

Um Amor Sem Fim: Interações e afetos entre ouvintes de um programa romântico de rádio em Belém, no Pará

Data de Início: 2018

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Netilia Silva Dos Anjos Seixas

Descrição: O objetivo desta pesquisa é compreender as interações e os afetos desenvolvidos pelo ouvinte do Amor Sem Fim, programa de rádio transmitido há 26 anos pela rádio 99FM, em Belém, no Pará. O programa se propõe a embalar “os corações apaixonados” e, mais do que apresentar uma produção musical romântica, o Amor Sem Fim também faz as vezes de correio amoroso entre seus ouvintes. Por meio de um quadro chamado Clube da Amizade, os ouvintes têm a chance de se conhecerem, e, a partir daí, desenvolver (ou não) uma relação de afeto. Desde 2014 o programa passou a ter uma nova ferramenta para interação com o ouvinte: o whatsapp. Isso fez com que os ouvintes avançassem em suas formas de interação, criando grupos de whatsapp somente por pessoas que gostam de ouvir o programa. Com isso, eles passaram a interagir independente do horário de transmissão do Amor Sem Fim e da mediação do Clube da Amizade. Um desses grupos é o “Amigos do Aelson”, cujas interações saíram do campo virtual e foram para o presencial, com os ouvintes promovendo encontros em shoppings, clubes e restaurantes. Este estudo se propõe a ter uma concepção relacional (FRANÇA, 2016; SODRÉ, 2006), tendo como teorias norteadoras os estudos das interações (LEMOS, 1997; THOMPSON, 1998, 2018; PRIMO, 2007) e das relações de afeto estabelecidas entre ouvintes (RECUERO, 2005, 2009; RUDIGER, 2013; GRISA, 2003). Para isso, é necessário compreender as especificidades do meio rádio, desde os estudos clássicos (LOPES, 1988; BACHELARD, 2005; MCLEISH, 2001), até a atualidade, com suas novas características e transformações (KISCHINHEVSKY, 2007, 2016; PRATA, 2002, 2008; QUADROS, 2003, 2017). Para alcançar o objetivo desta pesquisa, a metodologia adotada segue uma concepção qualitativa, com a realização de entrevistas semi-estruturadas, diário de campo, observação participante, pesquisa documental, dentre outras.

O relato jornalístico em transfiguração: novas práticas e ações de linguagem no contexto da ubiquidade e da midiatização

Data de Início: 2018

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Netilia Silva Dos Anjos Seixas

Descrição: O objetivo desta pesquisa é compreender as interações e os afetos desenvolvidos pelo ouvinte do Amor Sem Fim, programa de rádio transmitido há 26 anos pela rádio 99FM, em Belém, no Pará. O programa se propõe a embalar “os corações apaixonados” e, mais do que apresentar uma produção musical romântica, o Amor Sem Fim também faz as vezes de correio amoroso entre seus ouvintes. Por meio de um quadro chamado Clube da Amizade, os ouvintes têm a chance de se conhecerem, e, a partir daí, desenvolver (ou não) uma relação de afeto. Desde 2014 o programa passou a ter uma nova ferramenta para interação com o ouvinte: o whatsapp. Isso fez com que os ouvintes avançassem em suas formas de interação, criando grupos de whatsapp somente por pessoas que gostam de ouvir o programa. Com isso, eles passaram a interagir independente do horário de transmissão do Amor Sem Fim e da mediação do Clube da Amizade. Um desses grupos é o “Amigos do Aelson”, cujas interações saíram do campo virtual e foram para o presencial, com os ouvintes promovendo encontros em shoppings, clubes e restaurantes. Este estudo se propõe a ter uma concepção relacional (FRANÇA, 2016; SODRÉ, 2006), tendo como teorias norteadoras os estudos das interações (LEMOS, 1997; THOMPSON, 1998, 2018; PRIMO, 2007) e das relações de afeto estabelecidas entre ouvintes (RECUERO, 2005, 2009; RUDIGER, 2013; GRISA, 2003). Para isso, é necessário compreender as especificidades do meio rádio, desde os estudos clássicos (LOPES, 1988; BACHELARD, 2005; MCLEISH, 2001), até a atualidade, com suas novas características e transformações (KISCHINHEVSKY, 2007, 2016; PRATA, 2002, 2008; QUADROS, 2003, 2017). Para alcançar o objetivo desta pesquisa, a metodologia adotada segue uma concepção qualitativa, com a realização de entrevistas semi-estruturadas, diário de campo, observação participante, pesquisa documental, dentre outras.

 

Evandro Chagas, o Instituto de Pathologia Experimental do Norte e a divulgação científica na imprensa paraense de 1936 a 1940

Data de Início: 2018

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Netilia Silva Dos Anjos Seixas

Descrição: A pesquisa visa analisar a cobertura de temas de ciência pelo jornal A Folha do Norte relacionados com a atuação do médico e pesquisador Evandro Serafim Lobo Chagas e do Instituto de Pathologia Experimental do Norte (IPEN), criado em novembro de 1936 e mais tarde Instituto Evandro Chagas (IEC). A análise se concentra nos 4 anos em que Evandro Chagas atuou no Pará, iniciando em 1936, quando ele vem ao estado pesquisar casos de leishmaniose visceral na então região de Abaeté, e finalizando em 1940, ano em que Evandro morre, vítima de um acidente aéreo no Rio de Janeiro. Utilizando análise de conteúdo, o objetivo é descobrir se e como a vinda de Evandro Chagas e a instalação do IPEN, com o apoio do Governador José da Gama Malcher, impactou a divulgação científica feita por meio da imprensa paraense na época. O estudo exploratório fará o levantamento de todas as notícias relacionadas e analisará os temas abordados, as fontes ouvidas, de que maneira o conhecimento científico foi tratado, os recursos utilizados e as localidades cobertas.

 

Os espetáculos culturais da Amazônia

Data de Início: 01/11/2013

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho

Descrição: O projeto de pesquisa propõe a investigação e compreensão da lógica midiática e espetacular presente em fenômenos culturais na Amazônia. O projeto se situa no tripé temático que abrange a comunicação, a cultura e a Amazônia – temáticas que nomeiam o nosso programa de pós-graduação e que enseja os esforços de pesquisa, tendo como matriz teórico-conceitual os estudos sobre a Economia Política da Comunicação, a economia das trocas simbólicas (segundo Bourdieu) e os Estudos Culturais. A primeira pesquisa propõe viagens a campo para explorar o universo de cinco espetáculos culturais: Festival do Boi de Parintins (Parintins-AM); Sairé (Santarém-PA); Festival das Tribos de Juruti (Juruti-PA); Ciranda de Manacapuru (Manacapuru-AM) e Flor do Maracujá (Porto Velho-RO). Além de descrevê-los e relacioná-los com áreas de interface, propõe-se realizar uma análise interpretativa
dessas expressões culturais. A cultura, nesta abordagem, emerge de recortes dos espetáculos locais, desencaixados para um ambiente global em que tudo se legitima pela grandiosidade da imagem, pela exacerbação de pertencimento e pelo efeito quantitativo da festa e de suas manifestações para uma cultura permanente de consumo em ambientes sociais encenados pela mídia.

 

Mídia Real: as encenações da cultura da política e do público na Pan-Amazônia interconectada

Data de Início: 01/11/2013

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho

Descrição:  O projeto de pesquisa propõe estudar os processos de socialização com base na colonialidade a partir da comunicação tendo a mídia como lugar de articulação com instituições, com as tecnologias de conexão e com a vida das pessoas na perspectiva de projetos coletivos de transformação social. Definimos como eixo de investigação os processos de resistência, pós-resistência e reconhecimento social tendo como aporte teórico o pensamento concordante. Queremos fazer uma cartografia social destes cenários midiáticos e de seus atores na Amazônia e Pan-Amazônia, para mostrar o lócus da mídia em tempo real, a cultura, a política e a ciência no cotidiano das pessoas e das cidades nessa construção midiática no espaço sintetizado por um ambiente que une em um duplo complexo entre a realidade e a sua encenação pela imagem, na perspectiva comunicativa contemporânea entre o colonialismo e o pós-colonialismo. Uma mídia que se ordena por um viés discrepante entre a política e a prática política, que parte tanto do Estado quanto das organizações e empresas privadas, mas que se conecta diretamente a uma nova proposição de gestão de vida dos indivíduos ordenada pelas forças transnacionais do mercado por um modelo requisitado também pelos processos de descolonização como forma impositiva da contemporaneidade. A pesquisa nesta fase, propõe uma inovação epistemológica com a
criação de um modelo de cartografia de comunicação criando uma interface interdisciplinar na pesquisa de campo a partir da midiatização e da reprodutibilidade técnica como estratégica determinante nas manifestações da cultura popular e do conceito de pensamento concordante criado nas discussões sobre os espetáculos culturais na Amazônia.

 

O projeto Comunicação e Memória Audiovisual da Amazônia

Data de Início: Março de 2018

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho

Descrição: O projeto Comunicação e Memória Audiovisual da Amazônia, resultado da criação do Banco Imagético da Amazônia – BIA, entre os anos de 2014 e 2015, tem o objetivo de elaborar narrativas audiovisuais da memória e história da Amazônia. O acervo do BIA
se constitui em um rico material audiovisual, captados sobre as pessoas - pesquisadores, profissionais. etc; lugares – como municípios e comunidades do interior do Estado do Pará; instituições de ensino e pesquisa – Universidade Federal do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi, entre outras; atividades desenvolvidas - projetos econômicos e sociais e de pesquisa e extensão. Dentre os objetivos do projeto estão: disponibilização das imagens; criação de um catálogo de temáticas; criação das narrativas audiovisuais, em formato para ambientes digitais e web, como recursos informacionais e didáticos para as instituições de ensino, pesquisadores, professores, alunos e sociedade.

 

Banco Imagético da Amazônia

Data de Início: 2015

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho

Descrição: O projeto Banco Imagético da Amazônia - BIA, aprovado no Edital PIBEX 2015, está vinculado ao Academia Amazônia, projeto desenvolvido pela Faculdade de Comunicação que se vincula a um dos principais eixos de política de extensão da Universidade na divulgação da ciência ao longo de 25 anos. O trabalho constitui-se na recuperação e digitalização de 8 mil horas de gravação que serão disponibilizadas para o público como material de pesquisa.

 

Do batuque de gente colorida ao carimbó feminista

Data de Início: 2019

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho

Descrição: O carimbó tradicional como manifestação cultural amazônico paraense reúne em si elementos das culturas africanas, indígenas e ibéricas que podem ser reconhecidas nas características fundamentais da sua expressão como identidade e subjetividade da cultura popular paraense por meio da estética sonora, do conteúdo das letras, do uso dos instrumentos e do movimento de dança que abordam a relação de vida das populações rurais e ribeirinhas da região do interior do Estado do Pará. Nesse contexto, encontramos um universo de produções, carimbozeiros, conjuntos, mestres, estilos e danças, porém há poucos estudos sobre o carimbó urbano que está sendo desenvolvido, atualmente, dentro da capital paraense Belém, haja vista que há diferenciações estéticas entre o carimbó feito no interior e carimbó produzido em espaços urbanos. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é reconhecer as matrizes, elementos, signos e conceitos que constituem as bases para a emersão do carimbó urbano e, dessa maneira, analisar como esse movimento estético, cultural, social e musical remodela a identidade e a subjetividade do carimbó tradicional para oferecer uma nova perspectiva estética por meio da espetacularização da manifestação cultural no cenário musical da capital paraense e a repercussão midiática proporcionada pelos conjuntos de carimbó urbano Caruana e Cobra Venenosa.

 

Ficções especulativas no audiovisual amazônico contemporâneo

Data de Início: 2019

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho

Descrição: A confirmar

 

O Canto de um presságio: a ressignificação de tradições socioculturais no Cordão de Pássaro Colibri

Data de Início: 2018

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho

Descrição: O presente trabalho propõe um estudo de comunicação sobre o Cordão de Pássaro Colibri, um grupo folclórico que pertence a uma tradicional manifestação da cultura popular da Amazônia durante os festejos juninos na cidade de Belém – PA, os Pássaros Juninos. As peças dos pássaros seguem as tendências dos teatros europeus e são compostas por uma dramaticidade que gira em torno da perseguição de um caçador a um pássaro: os personagens que mais costumam aparecer nas peças são membros da realeza, índios, feiticeiros e caboclos amazônicos, se concretizando em uma teatralização do imaginário amazônico. A manifestação é também caracterizada como um processo de resistência sociocultural das populações amazônidas, usando o conceito de espetáculo apresentado por Requena (1988) e o conceito de imaginário amazônico de Paes Loureiro (1995). O Cordão de Pássaro Colibri possui uma estrutura tradicional no fazer de seu próprio espetáculo, que na atualidade apresenta modificações como uma tentativa de não tornar a prática cultural obsoleta. O objetivo deste trabalho é analisar os processos de socialidade e sociabilidade (SIMMEL, 2006) entre integrantes e sociedade nas manifestações culturais dos Cordões de Pássaros como motivo para sua ressignificação e convergência (CANCLINI, 2008) e construção da identidade do grupo, enquanto espetáculos culturais tradicionais na Amazônia.

 

Futebol, Espetáculo cultural e Homofobia: o engajamento social das torcidas de Remo e Paysandu e o posicionamento oficial dos clubes.

Data de Início: 2018

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho

Descrição: O presente trabalho analisa os processos de engajamento social das torcidas de Remo e Paysandu, e também dos clubes, a partir do espetáculo cultural do futebol paraense. Tem-se como objetivo analisar as abordagens referentes à homofobia, feitas
por grupos de torcedores e por clubes paraenses em suas páginas oficiais no Facebook. Para isto, o objeto de pesquisa são os posicionamentos desenvolvidos pelas torcidas Banda Alma Celeste e Camisa 33, e por Clube do Remo e Paysandu Sport Club, divulgados oficialmente nessa rede social. Questiona-se então: Como o futebol paraense enquanto espetáculo cultural está sendo utilizado para abordar assuntos que não se referem somente ao meio esportivo? A metodologia tem como base uma pesquisa bibliográfica para atender as referências teóricas adequadas, como Manoel Tubino (2001), Édison Gastaldo (2006), Itamar Gaudêncio (2007), Georg Simmel (2006), Analídia Petry e Dagmar Mayer (2011), Raquel Recuero (2009), e a pesquisa qualitativa com base exploratória para análise de conteúdo de acordo com o que propõe Laurence Bardin (1977).

 

Belém a partir das margens: Mulheres Negras em Marcha

Data de Início: 2018

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho

Descrição: Este trabalho teve por objetivo propor a criação de um espaço voltado ao armazenamento de mídias – midiateca, com o intuito de acoplá-lo à estrutura do prédio da biblioteca Anderson Dutra, a fim de subsidiar, inovando-a e inserindo-a no campo midiático. O benefício primordial recai sobre a comunicação institucional desse espaço expandindo-a às novas áreas alcançadas pela transmissão das informações. A ideia-núcleo é o projeto ReMa praticado na República da Angola com o qual se pretende abordar aspectos, como: conceito, objetivo, público-alvo, fundo documental, serviços disponibilizados, dentre outros espaços disponíveis. Teoria do Ciborgue de Donna Haraway (1984), nos estudos sobre Cibercultura de Lemos (2004), Jenkins (1992) e Sodré (2002). A midiateca é um projeto que pode vir a ser criada a qualquer momento e durar por muito tempo, visto que seu foco é memórias e mídias – memórias enriquecem o passado e mídias eternizam o presente.

 

(a confirmar)

Data de Início: 2019

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho

Descrição: O objetivo da pesquisa recai sobre as festas populares amazônicas quanto aos aspectos culturais da identidade das populações locais. Busca-se conhecer a permanência que remonta à segunda metade do século XVII. Sabe-se, entretanto, que ainda hoje diversas comunidades na Amazônia promovem seus eventos com base nos produtos da lavoura ou do artesanato, a fim de estimular o turismo local e/ou o comércio. O objeto de conhecimento proposto nesse estudo recai sobre os processos culturais que constituem as atividades na e da comunidade, que possibilitam as construções sociais e inserem-se nos aspectos intersubjetivos e relacionais, individuais e coletivos, próprios de cada grupamento. A questão que se propõe investigar é se o surgimento dessas manifestações decorre da invisibilidade, imprinting, desses povos ou de uma prática atribuída à identidade dessas populações. Propõe-se uma forma de abordagem qualitativa, de procedimento exploratório, visto que a pesquisa tem por base o audiovisual, portanto, de delineamento documental. A partir do aporte teórico com base em Maffesoli (2005); Quijano (1997) e Mignolo (2017), propõe-se um olhar descolonial, a partir da experiência da colonialidade, observadas no cotidiano dessas populações no âmbito das festas, na pós-modernidade.

 

Tecendo sentidos entre ruas e redes: jovens, práticas comunicacionais e participação política na Amazônia

Data de Início: agosto/2017

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª  Drª. Rosaly de Seixas Brito

Descrição: Na década em curso, as ruas de grandes cidades do mundo foram palco de manifestações políticas protagonizadas por jovens. No Brasil, as Jornadas de Junho, em 2013, constituíram um marco muito significativo da retomada das ruas, na esteira de um processo global de reconfiguração do ativismo político e social. Essa reconfiguração também está relacionada ao trânsito/intersecção entre ruas e redes e vice-versa, possibilitado pelas interações em ambientes virtuais. A pesquisa investiga, tomando por base a perspectiva relacional, a ressignificação da política e das formas de engajamento de jovens amazônicos nas questões públicas atualmente e as formas de interação/estratégias comunicacionais por estes adotadas em espaços urbanos e virtuais para projetar suas ações e demandas políticas. O lugar principal de observação é a Região Metropolitana de Belém, no norte do Brasil. Combina a pesquisa bibliográfica e documental com a observação de cunho etnográfico e a realização de grupos focais para compreender a tríade jovens, comunicação e política.

 

OBSERVATÓRIO DE COMUNICAÇÃO, CULTURAS E RESISTÊNCIAS NA PANAMAZÔNIA

Data de início: 2019

Situação do Projeto: a confirmar

Responsável: Profª Drª Rosane Maria Albino Steinbrenner

Descrição: O Observatório de Comunicação, Culturas e Resistências na Panamazônia, configura-se, por sua abrangência temática e alcance territorial pretendido, em um projeto de investigação comparada de práticas e processos comunicacionais comunitários e de resistência às múltiplas dimensões de impacto (social, ambiental, cultural, político) resultantes do modelo dominante de desenvolvimento na Pan-Amazônia. Trata-se de uma proposta integrada e colaborativa de internacionalização das ações e processos de produção de conhecimento cientifico na área da Comunicação, na perspectiva de pesquisa em rede, liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Linguagem da Pontifícia Universidade Javeriana da Colômbia. O projeto deverá ser desenvolvido por etapas e por meio de diferentes eixos de observação, considerando interfaces e subáreas da comunicação, entre as quais comunicação e cultura, comunicação e desenvolvimento, comunicação e política, comunicação, mídia e tecnologias e comunicação, gênero e juventude. Por isso, abrange outros grupos de pesquisa do PPGCOM - ITA, INOVACOM, COMPOA, Espetáculos Culturais na Amazônia, e Levantes - e externo, o GETTAM (Grupo de Pesquisa sobre Estado, Território, Trabalho e Mercados Globalizados, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA). Considerando, portanto, diferentes eixos de observação ou focos temáticos, interessa-nos pensar como são articuladas formas de resistir via processos de comunicação às persistentes colonialidades, identificando que experiências de produção comunicativa para resistência (r)existem na Pan-Amazônia. Nessa busca esperamos contribuir tanto para a ampliação do debate crítico e compreensão dos múltiplos cenários e contextos regionais, bem como e especialmente para o reconhecimento e a emergência, na perspectiva de Boaventura, de um pensar, sentir e fazer outro, espécie de experiências-bússolas de (r)existência entre grupos e lugares mais vulneráveis - e assim, portanto, favorecer caminhos de insistente reafirmação pela democracia.

 

Academia do Peixe Frito: Rebeldia e Negritude no Norte do Brasil

Data de Início: 28/05/2018

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Vânia Maria Torres Costa

Descrição: O projeto visa pesquisar um grupo lítero cultural com inserções importantes no pensamento republicano brasileiro, a partir da vivência na Amazônia paraense. Trata-se da “Academia do Peixe Frito”, uma associação formada por cerca de 13 intelectuais, em sua maioria negros e autodidatas, que interfere no pensamento político, cultural e social da Belém da primeira metade do século XX, mais precisamente nos anos 30. O grupo, liderado pelo poeta e jornalista Bruno de Menezes Costa, auxilia, no sentido de instaurar a modernidade literária e a defesa da negritude no Norte do Brasil. Os “acadêmicos” faziam uma espécie de oposição a intelectuais pequeno-burgueses que se reuniam, à moda parisiense, nos cafés nobres da cidade. Os integrantes da ‘Academia’ escolheram como espaço de encontro as barracas da feira do Ver-o-Peso, discussão “regada” pela cachaça e pelo peixe-frito. O grupo deixou uma vasta obra literária, composta por poemas, romances, contos, crônicas, textos jornalísticos, que contribui para sedimentar um olhar sobre a cultura amazônica, e sua relação com o nacional e o universal, a partir da rebeldia de intelectuais da periferia de Belém.

Estrada de ferro Belém-Bragança: sujeitos, memórias e interações comunicacionais na Amazônia paraense

Data de Início: 03/10/2017

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Profª Drª Vânia Maria Torres Costa

Descrição: Este projeto visa identificar e analisar interações comunicacionais de sujeitos sociais, seguindo-se o percurso da antiga Estrada de Ferro Belém-Bragança (EFB), a primeira a ser construída na Amazônia. As antigas estações da referida ferrovia, que totalizavam 31, nos servem de mapa simbólico para dialogar com os sujeitos desta pesquisa, quais sejam, historiadores, estudiosos e famílias de imigrantes que daquele processo descendem. Interessa-nos rastrear suas memórias, atravessadas pela EFB para, assim,
problematizar práticas sociais resultantes desses deslocamentos, com a intenção de identificar experiências e saberes locais diversos para desconstruir discursos hegemônicos nacionais que tomam a Amazônia como vazia, subalterna e vitimizada. Nesta proposta, o trem é tomado como um propagador de fluxos, um símbolo de circulação de brasileiros e estrangeiros, etnias, memórias, culturas, emoções, subjetividades e diferenças. Por meio das narrativas dos viajantes desse trem, compreende-se suas memórias, suas marcas e produções simbólicas por entre trilhos e dormentes, os nós dessa rede comunicativa. O projeto tem como objetivo geral investigar interações comunicacionais e processos de multiculturalidade dos sujeitos amazônicos e como objetivos específicos: 1) entender processos de imigração na Amazônia paraense; 2) conhecer histórias de vida; 3) observar ressignificações e deslocamentos a partir dos rastros do trem da EFB. Com relação à metodologia, trata-se de pesquisa qualitativa com realização de entrevistas em
profundidade, a partir do método da história de vida, baseado em Meihy e Holanda. Como referencial teórico, temos Fredrik Barth; Homi Bhabha, Stuart Hall e Michel de Certeau para pensar sobre cultura. Com relação a estudos amazônicos, temos João de Jesus Paes Loureio, Maria de Nazaré Sarges, Marilia Emmi e Alfredo Wagner Berno de Almeida. Com relação à discussão sobre memória, dialogo com Joel Candau, Michel Pollack e Maurice Halbwachs. Com relação à comunicação e narrativa, trago Paul Ricoeur, Luiz Gonzaga Motta, José Luiz Braga e Vera França.

 

J.C.R Licklider aos Sistemas Cognitivos Artificiais

Data de Início: 2018

Situação do Projeto: em andamento

Responsável: Prof Dr Walter Teixeira Lima Junior

Descrição: Os estudos sobre apropriações tecnológicas por seres humanos, instituições, grupos organizados e empresas de mídia para fins da Comunicação Social têm sido objeto de investigação científica há quase 30 anos, principalmente impulsionados pelo surgimento da internet. A base conceitual extraída das pesquisas é produzida a partir da visada dos impactos culturais percebidos na utilização de artefatos digitais conectados através da produção e consumo de conteúdo informativo de relevância social e/ou entretenimento. Esse escopo é baseado no relacionamento homem-máquina no modelo master-slave, quando os processos que fundamentam hardware da máquina computacional na arquitetura John von Neumann e o software a partir da Máquina de Turing (Alan Turing) estabeleceram como finalidade no relacionamento de subordinação da máquina aos interesses humanos. Atualmente, em virtude da evolução das tecnologias digitais conectadas ter atingido patamares que começam a dotar as máquinas computacionais de sistemas que possuem certa ?inteligência?, fazendo que se tornem dispositivos de comunicação com produção sintética de informação. Assim, objetivo nessa pesquisa pesquisar os conceitos do pesquisador J.C.R. Licklider sobre a relação (cooperação mútua) entre homem e máquinas que ele denominou de Man-Computer Symbiosis.

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