PPGCom/UFPA promove encontro com um dos principais pesquisadores em Comunicação do Brasil

• Publicado: Quarta, 19 Agosto 2020 12:46
  • Última Atualização: Quarta, 19 Agosto 2020 12:54

Publicado originalmente em 22 de agosto de 2018 no antigo endereço do Programa (https://www.ppgcomufpa.com/

Referência na área, o Prof. Dr. José Luiz Braga ministrará aula magna aberta ao público em Belém

Os desafios da pesquisa em Comunicação serão discutidos na aula magna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), da Universidade Federal do Pará (UFPA), ministrada pelo professor doutor José Luiz Braga, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), do Rio Grande do Sul. Com a temática “A prática do pesquisador em comunicação”, a programação será realizada no dia 27 de agosto (segunda-feira), às 16h, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), campus profissional da UFPA.

A aula é aberta à comunidade acadêmica, a profissionais da área da comunicação e demais interessados. Apesar do ponto de partida ser a Comunicação, o tema apresentado contempla pesquisadores e estudantes das diversas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Palestrante - José Luiz Braga é um dos principais pesquisadores em Comunicação do Brasil. Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Braga é autor do livro “A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática” e possui intensa produção bibliográfica sobre métodos de pesquisa, constituição do campo, crítica midiática e midiatização.

Temática - Para a aula magna, a proposta, de acordo com Braga, não é debater técnicas metodológicas, e sim trazer uma reflexão sobre o gesto da pesquisa, alinhando três eixos: o problema de pesquisa, a observação e a teoria. “Temos a tendência de enfatizar as teorias mais por sua substância conceitual que pelo acionamento a ser exercitado na pesquisa, em busca de conhecimento novo. Ao falar da prática do pesquisador, quero abordar um fazer, um trabalho que se exerce ao mesmo tempo sobre a realidade e sobre as teorias, quaisquer que sejam, para trazê-las a serviço da produção de conhecimento. Esse fazer deve ser incorporado como prática”, explica Braga.

Realização - A aula que será ministrada pelo pesquisador é uma ação do Projeto Diálogos do PPGCOM/UFPA, além de ser um evento de extensão aberto à comunidade e que dá início às atividades do segundo semestre letivo de 2018. “A vinda do professor Braga representa várias alegrias e avanços e essa aula magna dá início também aos Seminários Metodológicos II, uma atividade obrigatória para nossos alunos regulares e que tem sido coordenada por professores do programa e por convidados. Marca, ainda, o início de nossa nova gestão, que pretende dar continuidade e avançar nesse processo dialógico e coletivo que buscamos construir em nosso dia a dia”, explica a professora Elaide Martins, que assumirá a coordenação do PPGCom no dia 24 de agosto, juntamente com a professora Danila Cal como vice-coordenadora. O evento conta ainda com apoio do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA.

O programa - O PPGCom/UFPA é o único programa de pós-graduação em Comunicação da Região Norte que alcançou a nota 4 na avaliação da Capes, realizada no ano passado. As pesquisas do programa se dedicam à análise dos fenômenos comunicacionais na Amazônia e a partir dela, característica pela qual o programa se destaca, como enfatiza o professor José Luiz Braga. “Na pesquisa em Comunicação, recebemos, naturalmente, as contribuições de colegas da UFPA que participam do debate nacional e de publicações da área. Sei que os temas regionais têm aí uma ponderação significativa. O campo da Comunicação se desenvolve a partir dos desafios específicos, sempre que o enfrentamento das questões de realidade estimula, também, um desentranhamento da perspectiva propriamente comunicacional. Com isso, o estudo das questões regionais pode oferecer também sua contribuição para a área e para o país”.

Breve currículo – Prof. José Luiz Braga
Professor Titular e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos (RS) desde 1999, tendo coordenado o Programa de 2002 a 2004. É Pesquisador 1A do CNPq. Doutor em Comunicação pela Université de Paris II, Institut Français de Presse (1984). Mestre em Educação pela Florida State University. Foi professor no Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB 1978-87) e da Universidade de Brasília - UnB (1987-99). Foi Presidente da COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação) na gestão 1993-95. É autor de “A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática” (Editora Paulus, São Paulo, 2006); e de outros livros e artigos acadêmicos na área da Comunicação. Atua principalmente nas seguintes áreas de interesse: métodos de pesquisa em Comunicação; crítica mediática; mediatização.

Serviço: Aula magna “A prática do pesquisador em comunicação”, com o professor Dr. José Luiz Braga (Unisinos).
Data: 27.08 (segunda-feira)
Hora: 16h
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas - UFPA (campus profissional)
Entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia