PPGCom participa de projeto de extensão sobre formação em mídias para a população de rua

• Publicado: Quinta, 20 Agosto 2020 15:33
  • Última Atualização: Quinta, 20 Agosto 2020 15:35

Publicado originalmente em 24 de setembro de 2018 no antigo endereço do Programa (https://www.ppgcomufpa.com/

Nos dias 24 e 25 de setembro, o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia participa do projeto Gestão da Prática Cotidiana com o tema “Minicurso de formação em mídias para a população de rua”.

Promovido pelo departamento de assistência social PAULUS, em parceria com o projeto Jornal A Verdade Rua e Crua, Conselho Municipal de Assistência Social e Universidade Federal do Pará (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Comunicação e Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia), a formação objetiva facilitar o uso dos meios de comunicação por pessoas em situação de rua.

O curso será realizado durante os dois dias no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (das 8 às 17 horas) e contará com a participação de 20 pessoas em situação de rua. Na ocasião, serão apresentados elementos introdutórios da comunicação por meio de mídias diversas e discutidos temas relacionados às violações de direitos e aos fatores individuais, sociais, econômicos e políticos que causam e mantêm as pessoas em situação de rua, além dos processos de subjetivação na produção de conteúdos comunicacionais.

Programação
A formação contará com palestra sobre os Direitos da População de Rua a partir do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ministrada por José Vanilson Torres (conselheiro nacional e representante do Movimento POP Rua), Paulo Henrique de Oliveira Costa (Coordenador Estadual do Movimento Nacional da População de Rua/ Conselheiro Municipal de Assistência Social/ Coordenador e Secretário executivo do Fórum Municipal de Usuários do SUAS de Belém) e Elza Castro (Assistente Social do Centro Pop-São Brás e Coordenadora Estadual do Instituto EcoVida).  A professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP/UFPA), Maria Lúcia Lima, apresentará a palestra "O pessoal é Político!".
A programação incluirá atividades práticas facilitadas pelos técnicos em audiovisual da UFPA, Igor Gurjão e Carlos Roosevelt dos Santos, e pelas voluntárias do projeto A Verdade Rua e Crua, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFPA), Daiane Gasparetto, e a mestranda do PPGCom da UFPA, Bianca Leão. A formação também abarca a visita à Academia Amazônia, à Rádio Web UFPA e à Assessoria de Comunicação da instituição.