Aprovado o doutorado do PPGCOM/UFPA

• Publicado: Quinta, 20 Agosto 2020 15:44
  • Última Atualização: Quinta, 20 Agosto 2020 15:47

Publicado originalmente em 05 de outubro de 2018 no antigo endereço do Programa (https://www.ppgcomufpa.com/

Programa é o primeiro de uma universidade pública na região a ter doutorado em Comunicação

O Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA) conquistou a aprovação do seu curso de doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (05/10) e reflete o sucesso do trabalho coletivo realizado ao longo dos últimos anos por dirigentes, professores, estudantes e técnicos do Programa.

Segundo a coordenadora do PPGCOM, Prof.ª Dra. Elaide Martins, a aprovação representa um ganho não apenas para o Programa, mas para toda a Região Amazônica. “Trata-se do resultado de um trabalho coletivo e do reconhecimento de um comprometimento com a pesquisa na área de Comunicação na Amazônia”, comenta a coordenadora. Esse é um processo que não começou agora, mas já vinha sendo construído há algum tempo, ainda no âmbito da Faculdade de Comunicação, afirma Elaide: “Os professores há muitos anos vêm se esforçando e lutando pela pós-graduação em Comunicação dentro da UFPA. Conseguimos implantar nosso mestrado, conseguimos alcançar a nota quatro, e agora aprovamos o doutorado”.

De acordo com o Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPA, Prof. Dr. Rômulo Angélica, a aprovação do curso de doutorado do PPGCOM é mais um passo fundamental para consolidar o Programa, que segundo ele desenvolve um trabalho significativo para a área na Região Amazônica. “Representa uma importante conquista da UFPA porque possibilita a formação de doutores na Região Norte e abre novas oportunidades de intercâmbios acadêmicos e científicos”, comenta o pró-reitor. Para ele, isso significa ainda um maior protagonismo da pesquisa na área em âmbito nacional: “É também um novo momento que contribui para diminuir as assimetrias regionais na área de Comunicação e Informação e fortalece a contribuição regional no cenário nacional”.

O primeiro em uma universidade pública da Região

Pela primeira vez, os estudantes terão a oportunidade de ter acesso a um doutorado específico na área da Comunicação e ao mesmo tempo gratuito e sediado na Amazônia. De acordo com a Prof.ª Dra. Danila Cal, vice-coordenadora do PPGCOM, é recompensador saber que esse esforço integrado foi reconhecido: “Oferecer um doutorado em Comunicação é um sonho antigo, além de ser um ganho para todo mundo, um ganho para a nossa região. Já temos uma quantidade grande de egressos do mestrado que, para fazer o doutorado, precisavam mudar de região, mudar de área do conhecimento ou ir para área interdisciplinar”.

De acordo com Danila, a primeira turma do doutorado já deve começar no início do próximo ano: “Nosso plano é que essa turma inicie junto com a do mestrado. Portanto, a previsão é de que as aulas comecem a partir de março de 2019. Para isso, o processo seletivo deverá acontecer em janeiro e fevereiro do próximo ano”. Segundo a vice-coordenadora, serão oferecidas sete (07) vagas em nível de doutorado.