Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Doutorando do PPGCOM lança livro sobre "bolsonarismo"
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Doutorando do PPGCOM lança livro sobre "bolsonarismo"

  • Publicado: Quinta, 17 Setembro 2020 16:22
  • Última Atualização: Quinta, 17 Setembro 2020 16:22

O discente Nathan Nguangu Kabuenge, mestre e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), publicou, no dia 12 de setembro, o livro intitulado “Nunca existiu o ‘bolsonarismo’: outras explicações da vitória do Bolsonaro em 2018”. Na publicação, Kabuenge guiou-se pela seguinte questão: "Quais aspectos levaram à eleição do então candidato do PSL como atual presidente, como chefe do estado brasileiro?".

Para o autor, "a maioria de políticos, analistas e especialistas da política brasileira não cogitava, no início do processo eleitoral, a vitória do atual presidente e então candidato à eleição presidencial pelo Partido Social Liberal (PSL), o Jair Bolsonaro, frente a outras candidaturas que eram considerados como viáveis e potenciais, já que pertenciam aos grandes partidos políticos brasileiros". Ao longo de três capítulos, Kabuenge discute algumas das explicações dadas sobre vitória de Jair Bolsonaro em 2018, defendendo que o fenômeno bolsonarista foi viabilizado pela existência de uma “minoria gritante”, do “coronelismo religioso” e da "não qualificação do voto feminino".

"Nathan Kabuenge nos convida a entrar na política pela porta da frente", comenta o professor Otacílio Amaral Filho, docente do PPGCOM, no prefácio do livro. "A entrada do pensamento busca, pela investigação e da argumentação política, clarear as divergências e oferecer uma forma de ver, não apenas a política, como propõe a partir do bolsonarismo, mas antes de tudo um parar para pensar o país a partir dos acontecimentos que nos levaram a um governo que invade a praça, as instituições e a vida das pessoas com um modelo de descalabro até então inexistente no Brasil, posto que a porta de entrada, também para este governo, foi a porta da frente da democracia", escreve.

O livro, com duas formatos: e-book e capa comum, publicado no Amazon e acessível no link abaixo:

https://www.amazon.com/dp/B08HT9PXP4/ref=cm_sw_r_wa_awdb_imm_t1_.MNyFbGXPQWGP

registrado em:
Fim do conteúdo da página