InovaCom Convida

• Publicado: Terça, 10 Novembro 2020 09:37
  • Última Atualização: Terça, 10 Novembro 2020 09:39

O Grupo de Pesquisa ‘Inovação e Convergência na Comunicação – InovaCom’, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), te convida para um encontro com o Prof. Dr. Edjard Mota (IComp/UFAM), para falar sobre Inteligência Artificial e Comunicação.

Edjard Mota é Professor Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM) onde atua como docente, pesquisador e orientador de pesquisas de doutorado, mestrado e graduação. É líder do grupo de Inteligência Artificial (IA) e realizou estágio Pós-doutoral no Center for Machine Learning do Department of Computer Science na City, University of London, Inglaterra (2016-2017), na área de Computação Neural-Simbólica (NeSy). Edjard também fez estágio no Department of Computer Science da Carnegie Melon University (EUA) com aplicação de IA em ferramentas de verificação formal em 2003. Seu doutorado também é em Inteligência Artificial (IA), realizado na University of Edinburgh (Reino Unido) em 1998. Fez mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e graduação em Engenharia Civil pela UFAM (1987).

Nosso convidado tem experiência na área de Ciência da Computação, na aplicação e desenvolvimento de técnicas de IA, na resolução de problemas complexos em larga escala, como por exemplo redes definidas por software (SDN), como também na detecção de ataques distribuídos de negação de serviço e problemas de resiliência. Possui experiência, ainda, na indústria de dispositivos móveis, onde atuou como gerente de projetos e tecnologia móvel, integração e convergência de plataformas digitais no período de 2003 a 2006.

Para incrementar as discussões no nosso encontro do próximo dia 17/11, a sugestão é que todos assistam ao documentário “Privacidade Hackeada” (Netflix, 2019), Ted Talks “O papel do Facebook no Brexit – e a ameaça à democracia”, com a jornalista Carole Cadwallard (https://www.ted.com/talks/carole_cadwalladr_facebook_s_role_in_brexit_and_the_threat_to_democracy?language=pt) e o filme “O Jogo da Imitação” (2014).

Com certeza, será uma discussão rica e produtiva e depois desse encontro, você não olhará mais para a tecnologia digital da mesma forma. Compareça!

Informações:
#InovaComConvida com o Prof. Dr. Edjard Mota (IComp/UFAM).
Tema: Um diálogo entre Inteligência Artificial e Comunicação.
Data: 17 de novembro de 2020, das 14h30 às 17h, via Google Meet.
Inscrições limitadas!

Para se inscrever, envie nome completo e instituição para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e você será adicionado(a) ao respectivo Meet.

**********

Sobre o InovaCom - cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisas/CNPq em 2018, foi criado em 2017 a partir das reuniões do grupo formado para estudar convergência, transmídia, jornalismo e, claro, comunicação. Os integrantes eram mestrandos do PPGCOM-UFPA e bolsistas de Iniciação Científica vinculados aos projetos de pesquisas coordenados pela Profa. Dra. Elaide Martins, da Faculdade Comunicação e do PPGCOM. Aliás, as primeiras reuniões eram apenas com bolsistas, ainda em 2015, estritamente vinculadas aos projetos. Depois, foram abertas aos mestrandos e demais interessados em pesquisar suas temáticas centrais. O grupo foi se consolidando, foi batizado, cadastrado no CNPq e hoje reúne pesquisadores vinculados ao doutorado, mestrado, Iniciação Científica, graduação e profissionais da área de Comunicação. Suas reuniões, regadas a lanches e afetos, acontecem semanalmente e, no momento, devido à pandemia, têm sido realizadas virtualmente, toda terça-feira, às 14h30. Os interessados são bem vindos e , para participar, basta enviar e-mail, acompanhado do Lattes, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..