Evento on-line propõe “outro olhar” sobre a região

• Publicado: Terça, 10 Novembro 2020 16:54
  • Última Atualização: Terça, 10 Novembro 2020 16:54

Enegrecer a Amazônia: evento on-line propõe “outro olhar” sobre a região

Diante dos enfrentamentos políticos, ambientais, econômicos e sociais da atual conjuntura, no Brasil, o grupo de estudo e pesquisa Nós Mulheres (Pela Equidade de Gênero Étnico-racial) da Universidade Federal do Pará realiza, pela primeira vez, o webinário “Amazônia Negra: imagens, narrativas e saberes em diálogo”, que será realizado integralmente no formato virtual, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro. O convite é a todas, todos e todes pesquisadores, estudantes, ativistas, professores e aqueles interessados em um debate crítico sobre a Amazônia e seus atravessamentos com as categorias sociais de diferenciação como gênero, raça, nacional/regional em trânsito na Améfrica Ladina (como nos ensina Lélia González) e nas Guianas para outras cartografias, do Brasil e do mundo.

Reafirmar as conexões necessárias da academia com as perspectivas e saberes militantes produzidos dentro e fora da universidade é um dos propósitos fundantes do evento. Os movimentos negros são o eixo central, a partir de suas intelectualidades e contribuições críticas, no reconhecimento da heterogeneidade amazônida enraizada em trânsitos ancestrais de mulheres e homens negros, cis e trans, e que fazem da memória um contínuo exercício de construção do presente. Assim, o webinário propõe uma interlocução de vozes de diferentes espaços da negritude amazônida, dialogando também com distintas frentes de pesquisa, estudo e militância nos processos de resistência e afirmação das identidades e ancestralidades negras em diáspora.

O webinário acompanha o debate crítico de uma Amazônia reduzida à imagem idílica de exuberância, hibridez e exotismo produzida pelo colonialismo, como estratégia de homogeneização das identidades que, desterritorializadas, passam por uma tentativa constante de apagamento histórico, político e cultural. Fala-se, portanto, de outras experiências e de experiências outras que subvertem o olhar comum sobre a Amazônia, proporcionando reflexões distintas na construção de afetividades, práticas narrativas e políticas emancipatórias.

Programação

Para estabelecer essa interlocução, o I Webinário “Amazônia Negra: imagens, narrativas e saberes em diálogo” terá a participação de cerca de 20 pesquisadores, representantes da luta e defesa dos direitos humanos, de movimentos sociais e coletivos do Pará, Rio Grande do Norte, Amapá, Bahia, e de outros países como Moçambique. Destaque também na programação é a dramaturga, pesquisadora no campo das artes e uma das fundadoras do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), Zélia Amador de Deus, que recentemente, foi homenageada com o título de professora emérita da UFPA. Os debates serão totalmente virtuais nas plataformas oficiais do evento na internet. O evento conta com apoio do Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (Compoa), ligado ao PPGCOM UFPA.

Sobre o Nós Mulheres

O Nós Mulheres foi criado, em 2008, com o objetivo de trazer a abordagem interseccional a partir das epistemologias negra e decolonial em estudos e pesquisas na Universidade Federal do Pará em nome da heterogeneidade de mulheres, homens negros amazônidas e de outras regiões do país, em parceria com os movimentos negros e de articulações de mulheres negras.

I Webinário “Amazônia Negra: imagens, narrativas e saberes em diálogo”

Data: 8, 9 e 10 de dezembro de 2020

Programação completa e inscrições gratuitas: https://www.even3.com.br/webinarioamazonianegra/

Transmissão online pelo canal do Youtube: https://m.youtube.com/channel/UCPebQ3Amu4l5Fz9NsB6brkw/featured

*Haverá emissão de certificados.

Mais informações nas nossas mídias sociais. Siga-nos!

Instagram: @nosmulheres_ufpa
Facebook: /GPNosMulheres