Período Letivo, Quadro de Disciplinas e Matrículas para o Primeiro Semestre de 2021

• Publicado: Terça, 02 Março 2021 15:25
  • Última Atualização: Quarta, 20 Julho 2022 18:26

Considerando a Resolução nº 5.294, de 21/08/20, do CONSEPE/UFPA, bem como as deliberações do Colegiado, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia informa que o período de matrículas para o primeiro semestre letivo de 2021 estará aberto, de 08 a 18 março. O período letivo terá início em 22 de março e seguirá até 09 de julho, em modo remoto, conforme as definições das bandeiras sanitárias adotadas pela Universidade Federal do Pará.

Com base na experiência vivida no ERE, as disciplinas serão ofertadas em dois blocos de oito semanas, conforme detalhado em documento anexo, com exceção da disciplina Tópicos Especiais em Comunicação, Cultura e Amazônia C - Hermenêutica e Comunicação, que acontecerá de forma extensiva ao longo de todo o primeiro semestre.

As atividades serão realizadas em modo síncrono e assíncrono, com o primeiro bloco iniciando no dia 22 de março e indo até 14 de maio. O segundo bloco, por sua vez, começará no dia 17 de maio e irá até 09 de julho. Resumindo:

PERÍODO DE MATRÍCULA: 08 A 18/03

INÍCIO DAS AULAS: 22/03

BLOCO I: 22/03 A 14/05

BLOCO II: 17/05 A 09/07

CLIQUE AQUI PARA VER OFERTA DE DISCIPLINAS PPGCOM/UFPA - PERÍODO LETIVO 2021.1

As ementas das disciplinas estão disponíveis aqui no nosso site, na aba Programa / Acadêmico / Ementas das Disciplinas (Clique aqui para acessar)

ORIENTAÇÕES PARA A MATRÍCULA: Confira a grade de ofertas da disciplina e converse com seu orientador ou orientadora para juntos definirem a escolha das disciplinas que mais irão ajudar no desenvolvimento de sua pesquisa. Um alerta especial: neste primeiro semestre letivo a disciplina de Metodologia da Pesquisa em Comunicação (45h) foi pensada para atender preferencialmente aos alunos de 2020, que ainda não tiveram a oportunidade de cursar essa importante disciplina. No próximo semestre (2021.2) ela voltará a ser ofertada para atender então à turma dos calouros.

ATENÇÃO! Uma vez definidas as disciplinas que quer cursar no semestre, FAÇA A MATRÍCULA PARA OS DOIS BLOCOS!

Ao longo do período de matrícula (8 a 18/3)  os discentes deverão se matricular em disciplinas tanto do primeiro bloco (que vai de 22/3 a 14/05) quanto do segundo bloco (de 17/5 a 09/7)sempre por meio do SIGAA, Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da UFPA (https://sigaa.ufpa.br). Em caso de dúvidas, é só entrar em contato com a Secretaria do PPGCOM (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Estamos à disposição para ajudar.

Ressaltamos que, conforme a Resolução nº 5.294, haverá posteriormente possibilidade de ajuste de matrículas, podendo ser feito excepcionalmente de modo contínuo, considerando a excepcionalidade do período emergencial. Alertamos, porém, que após o prazo regular, o discente deverá apresentar o pedido de matrícula com a anuência do(a) orientador(a).

Informes extras:

Até a abertura do período de matrículas, no dia 08, o quadro de oferta de disciplinas pode receber ajustes pontuais em suas datas e disciplinas, em virtude de ajustes técnicos-administrativos.

** Informamos que continuam suspensas as atividades presenciais na UFPA e portanto também o prédio do PPGCOM segue fechado para a realização de atividades acadêmicas, incluindo-se a utilização do laboratório de informática e das salas de aula.

Por fim, nos colocamos à disposição, desejando que todos estejam gozando de plena saúde.