Doutoranda do PPGCOM/UFPA publica por meio do Selo PPGCOM/UFMG

• Publicado: Quarta, 10 Novembro 2021 17:42
  • Última Atualização: Quarta, 10 Novembro 2021 17:42

O livro Idosos e Internet: mediações nos usos de serviços bancários digitais, da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará, Camila de Andrade Simões, foi publicado por meio do Selo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade de Minas Gerais. Anualmente, o Selo PPGCOM/UFMG lança edital para selecionar e publicar produções científicas qualificadas, desenvolvidas em todo o país. No último ano, a única obra escolhida da região Norte foi a dissertação de mestrado da atual doutoranda Camila de Andrade Simões, do PPGCOM/UFPA.

Intitulado Idosos e Internet: mediações nos usos de serviços bancários digitais, o livro tem formato digital, totalmente gratuito e pode ser baixado aqui.

Sobre esta pesquisa, o docente Walter Teixeira Lima Junior, em prefácio, destaca que “Além desse importante aspecto descoberto pela investigação científica, Camila Simões conseguiu identificar os objetivos da pessoa idosa ao possuir o celular, os quais passam por anular a solidão, falar com parentes, que para eles é essencial e, também, objetivam encontrar parceiros de atividades diversas. Desta forma, os dispositivos móveis se tornam um assistente pessoal, o qual possui o papel central no enfrentamento social. É a apropriação tecnológica no seu grau maior de conexão humana.”

Em posfácio, a docente Elaide Martins diz não ter dúvidas de que este livro nos presenteia com “uma pesquisa de grande relevância, que trará significativas contribuições para os estudos, no campo da Comunicação, sobre idosos e tecnologias. Ademais, é uma grande alegria saber que esse aporte pode chegar ainda mais longe pelo fato de estar sendo edificado por uma pesquisadora competente e comprometida que, ao considerar o seu lugar enquanto mulher, negra e amazônida, traz singularidades em sua visada para abordar os sentidos e sentimentos que perpassam as tensões trazidas pela exclusão e busca de pertencimento, as quais atingem, em uma escala global, as populações que estão envelhecendo”.

Serviço:

Livro: Idosos e Internet: mediações nos usos de serviços bancários digitais

Autora: Camila de Andrade Simões / Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2021 / Edição: 1ª / Páginas: 128 / Formato: PDF / ISBN: 978-65-86963-42-7

Palavras-chave: comunicação; computadores e idosos; serviços bancários digitais.

Baixe gratuitamente aqui: https://seloppgcom.fafich.ufmg.br/novo/publicacao/idosos-e-internet/