Grupo de Pesquisa Coordenado por Docentes do PPGCOM e da FACOM lança livro

• Publicado: Terça, 30 Novembro 2021 16:06
  • Última Atualização: Quinta, 02 Dezembro 2021 12:20

No próximo dia 17 de dezembro, as pesquisadoras Alda Cristina Costa, Célia Trindade Amorim e Ivana Guimarães Oliveira lançam o livro “O medo é a mensagem: narrativas midiáticas na Amazônia paraense”, às 16 horas, no grupo Narramazônia. A obra é resultado de quatro anos de pesquisas - período de 2012 a 2015, tendo como foco as narrativas policiais dos jornais impressos, emissoras de tevê e redes sociais paraenses. O título metaforiza o aforismo do pesquisador Marshall McLuhan, “o meio é a mensagem”, não numa perspectiva simplista ou clichê, mas como um importante excerto de uma interpretação profunda para se pensar os veículos de comunicação e
suas mediações, as sociabilidades e as narrativas da mudança das relações sensoriais, modos de percepção e formas de vida. Pois, o verdadeiro efeito dos meios é introduzir nos indivíduos certos modos de sentir, pensar e agir, uma vez que eles impactam a modificação e o aceleramento das percepções e sensações.

As reflexões apontam não a importância dos veículos em si, mas o que se faz de suas mensagens/narrativas ou de seus significados. Assim, o meio é que configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas. O conteúdo que a mensagem carrega são as mudanças comportamentais e sociais que provocam nos
indivíduos. Dentre os diferentes sentidos que o meio possibilita, está o que ele propõe à mente em termos de transformações de comportamento e de percepções. O meio não seria apenas um canal de transmissão do conteúdo, mas produziria elementos determinantes da comunicação e, por consequência, dos fenômenos sociais e da afetação.

Essas são as perspectivas abordadas nos nove capítulos que constituem a escrita coletiva da referida obra, proveniente da participação de discentes de graduação e pós-graduação, bolsistas de Iniciação Científica e pesquisadores. O livro apresenta as análises realizadas no primeiro projeto de pesquisa “Mídia e Violência: narrativas midiáticas na Amazônia paraense”, realizado em parceria entre Universidade Federal do Pará (Faculdade de Comunicação/Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia), Universidade da Amazônia (Programa de Pós-Graduação Comunicação, Linguagens e Cultura) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.