PPGCOM-UFPA conquista Prêmio Capes de Teses na área da Comunicação e Informação

• Publicado: Quarta, 16 Agosto 2023 15:40
  • Última Atualização: Quarta, 16 Agosto 2023 15:40

A Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior divulgou na última segunda-feira, dia 14 de agosto, o resultado do Prêmio CAPES de Teses 2023. Com 1.469 trabalhos, essa edição teve o maior número de inscritos nos 19 anos de concurso que reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros. Pela primeira vez, um programa de pós-graduação da Região do Norte conquistou a premiação na área de Comunicação e Informação.

A tese premiada é de autoria de Lorena Esteves, com orientação da professora Danila Cal, e foi o primeiro trabalho defendido no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em funcionamento desde 2019, quando do ingresso da primeira turma, o curso de doutorado do PPGCOM-UFPA é o único da região Norte do Brasil na área da Comunicação.

Intitulada “Ativismo de mulheres indígenas em ambientes digitais: diálogos sobre (de)colonialidades e resistências comunicativas”, a tese discute o ativismo digital de mulheres indígenas que estão na linha de frente do Movimento Indígena Brasileiro, protagonizando a luta coletiva contra opressões interseccionais que atravessam seus corpos-territórios. A investigação se propõe a identificar e a analisar os sentidos produzidos por essas mulheres em seus processos de resistência durante o Acampamento Terra Livre do ano de 2020, que ocorreu, em função da pandemia de Covid-19, em formato inédito, inteiramente digital. É um trabalho que evidencia as opressões que recaem sobre os corpos-territórios de mulheres indígenas, como violências, racismo, machismo, assim como também as consequências da não-demarcação de terras, da invasão de terras, do garimpo. Além disso, a pesquisa também situa a Comunicação como uma dimensão central nos processos de resistência a essas opressões, demonstrando formas de atuação individual e coletiva de mulheres indígenas em ambientes digitais na conquista de espaços e de direitos.

Sobre o prêmio Capes, Lorena destaca: "O reconhecimento a esse trabalho tem muitas camadas de simbolismo. Um dos principais é trazer visibilidade para o tema necessário e urgente das opressões e resistências de mulheres indígenas, em cenário de crise humanitária; também é simbólico por nascer a partir do diálogo com mulheres indígenas, em uma proposta teórico-metodológica decolonial; e pelo fato de autora e orientadora serem mulheres nortistas, amazônidas, situadas em contexto geopolítico subalternizado, especialmente no âmbito da pesquisa científica”.

Esse não foi o primeiro reconhecimento acadêmico que o trabalho ganhou. Em maio deste ano, a tese da Lorena já havia recebido menção honrosa no Prêmio Compolítica de Teses 2023, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), e, em junho, foi anunciada como o primeiro lugar na categoria tese do Prêmio Intercom 2023, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

De acordo com a orientadora da pesquisa, a professora Danila Cal, a tese contribui para o campo da Comunicação tanto pela temática quanto pelo desenho metodológico, por dialogar com as sujeitas participantes da pesquisa, colocando-as como protagonistas durante o processo de interpretação dos fenômenos, das ideias e dos conceitos trabalhados. “Os reconhecimentos que a tese tem recebido mostram o quanto esse caminho de pesquisa é fundamental e necessário para a construção do conhecimento na área da Comunicação e Informação. Além disso, ressalta a qualidade do trabalho desenvolvido e o empenho da comunidade do PPGCOM-UFPA para produzir ciência a partir da Amazônia”.

Para a coordenadora em exercício do PPGCOM-UFPA, professora Célia Amorim, a conquista do Prêmio Capes de Tese 2023 é motivo de orgulho para o Programa: “O trabalho da Lorena é uma referência na área da Comunicação, fortalece as pesquisas na Amazônia e aponta que o PPGCOM e a Universidade Federal do Pará estão no caminho da excelência científica e com respeito aos povos da Amazônia. Em nome do PPGCOM, queremos parabenizar Lorena Esteves, a professora/orientadora Danila Cal, as interlocutoras da tese, e a todos que fazem o PPGCOM-UFPA”.

A tese da Lorena foi desenvolvida no âmbito do Projeto “Ecoaras: Comunicação, Democracia e Modos de (R)Existência de Mulheres na Amazônia” (UFPA/CNPq), coordenado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Amazônia - Compoa (PPGCOM-UFPA), com financiamento do CNPq. Para construção da pesquisa, a autora também contou com a parceria do “Observatório de Comunicação, Culturas e Resistências na Pan-Amazônia” (PPGCOM-UFPA).

A cerimônia oficial para entrega da premiação da Capes ocorrerá em dezembro em Brasília (DF).

O trabalho está disponível clicando aqui.