SISA aprova Grupo de Trabalho no Congresso de Comunicação Intercom Norte 2024

• Publicado: Terça, 05 Março 2024 13:53
  • Última Atualização: Terça, 05 Março 2024 13:53

Submissão de Resumos Expandidos já podem ser realizadas no site da Intercom

Com objetivo de articular discussões científicas e refletir sobre temáticas que atravessam nossa realidade amazônica, seja no âmbito da comunicação ou de uma perspectiva interdisciplinar, o Grupo de Pesquisa SISA, que reúne alunos do PPGCOM (ILC) e do PPGDSTU (NAEA), ambos da UFPA, integrará, com o GT Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades, coordenado pelo doutorando do PPGCOM William Costa e pela professora doutora Marina de Castro (PPGCOM/UFPA), a programação do 21º Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte 2024), que será entre os dias 22 e 24 de maio, remoto. O GT receberá Resumos Expandidos.

Diferente dos anos anteriores, o Intercom Norte 2024, unificou as sessões de submissão e apresentação de trabalhos científicos em Grupos de Trabalhos (GTs), substituindo as Divisões Temáticas (DTs) e o Intercom Júnior (IJ), que a partir deste ano, se concentrarão apenas em GTs, que funcionarão como espaços formativos, em que os pesquisadores poderão trocar experiências a partir de temas de pesquisa similares, propostos pelos próprios pesquisadores.

Além do GT Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades, outros 13 grupos, entre eles, o GT Comunicação, Ciência e Amazônia, coordenado pelas doutoras Julieth Corrêa Paula (Museu Emílio Goeldi) e Jússia Carvalho da Silva Ventura, que também é vice-coordenadora do GP SISA, integram a programação do Intercom Norte 2024.

Para a professora Marina de Castro, o momento é oportuno, pois os espaços de diálogos em comunicação, intersubjetividades, socialidades e sensibilidades são emergentes e agregaram não só metodologias, mas pesquisas excepcionais sobre a Amazônia.

“Queremos reunir pesquisadores e alunos que, por meio das mais diferentes pesquisas, se propõem investigar processos culturais na Amazônia, com uma disposição metodológica compreensiva e uma preocupação com o estudo dos processos intersubjetivos e das formas de sensibilidade presentes nas diversas populações amazônicas”, disse.

Outro ponto importante desses espaços de discussão e participação científica, é o fortalecimento do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia.

“Temos a nota 5, queremos seguir avançando, mas não só isso, também precisamos fortalecer as pesquisas realizadas aqui, seja nos espaços urbanos, ribeirinhos, de periferia, de resistência, quilombola, indígenas, assentados e tantas outras populações amazônidas e, espaços como a Intercom, nos permitem avanços e diálogos importantes”, conclui a professora.

Ementa

O GT Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades se propõe a abarcar trabalhos que dialogam a partir da interdisciplinaridade e que confluem na fenomenologia e também nas ciências sociais, se dedicando à compreensão da experiência social de populações amazônicas, mas não apenas. Tem abordagem teórico metodológico na etnografia da comunicação, onde procura compreender como os processos de interação que ocorrem em grupos sociais levando em consideração os aspectos culturais evidenciados em dimensões como imagem, linguagem, internet e redes sociais, usos da imagem, incomunicação, práticas simbólicas, memória social, sensorialidade, ritos e ação coletiva. Alguns referenciais teóricos também, como as sociologias compreensiva e fenomenológica, a interpretação antropológica, a etnometodologia e a desconstrução. Neste aspecto, nossa perspectiva é caminhar por entre os seguintes fenômenos: socialidade, intersubjetividade, sensibilidade, tipificação, religiosidade, afetividade. Acrescentamos, ainda, as investigações de conflitos e lacunas nos processos comunicativos.

Intercom Norte 2024

O congresso Intercom Norte 2024 será realizado entre os dias 22 a 24 de maio de 2024, no formato remoto.  As inscrições e submissões para o congresso estão abertas.
Informações, taxas, prazos, templates: https://portalintercom.org.br/eventos1/congressos-regionais/congressos-regionais-2024