Aula inaugural do semestre "Marca Amazônia: o marketing das culturas originárias e tradicionais"
Na segunda-feira, dia 2 de Dezembro às 15h, ocorrerá no Auditório do PPGCOM a aula inaugural do semestre com o Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho, com o tema “Marca Amazônia: o marketing das culturas originárias e tradicionais”. A aula abre o semestre de 2024.4 trazendo reflexões sobre o tema do seu livro “Marca Amazônia: o marketing da floresta”.
"Quero falar sobre o uso da “Marca Amazônia” no momento em que atingiu o seu ponto excelente na lógica do marketing pela análise SWOT de um lado e como promessa publicitária de outro neste momento político por que passa a Amazônia, no enfrentamento das invasões, da mineração, dos garimpos e do agronegócio e a cultura riquíssima das nossas populações. É sem dúvida uma garantia e um ativo para as empresas que estão no mercado e estas que estão surgindo guiadas de forma objetiva por esta outra economia que o capital chama de bioeconomia. São dois movimentos, o primeiro ponto forte está na lógica de dominar o produto extrativista na aproximação com as populações que desenvolvem as tecnologias de uso destes produtos e sua experiência pela cultura. O segundo ponto forte é a domesticação desta cultura usando as formas de tecnologia de informação e de comunicação já na lógica da cultura midiática, pelo empreendedorismo, ou seja, de uma economia produzida pela midiatização", explica o professor.
Otacílio Amaral Filho é professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia. É graduado em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará, com mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2002) e doutorou-se em 2008 com uma tese sobre a marca Amazônia, no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA (Universidade Federal do Pará). Atualmente ensina na Faculdade de Comunicação e PPGCOM trabalhando com pesquisa e orientação em comunicação e de forma mais específica em publicidade, mídia, cultura e espetáculo.
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