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Procedimentos Administrativos

Publicado: Sexta, 22 Novembro 2019 18:16 | Última Atualização: Segunda, 27 Julho 2020 17:20 | Acessos: 329

MATRÍCULA NO PROGRAMA

Atualmente a matrícula do PPGCOM acontece via SIGAA com periodicidade semestral. O Colegiado do Programa sugere algumas disciplinas pertinentes para cada semestre e a coordenação faz os ajustes da oferta. Os discentes do Programa são matriculados automaticamente nas disciplinas obrigatórias e a secretaria do Programa abre turmas no sistema para os alunos regulares realizarem as matrículas nas disciplinas optativas. Alunos de outros Programas de Pós-Graduação da UFPA também têm acesso a oferta de disciplinas e atividades do PPGCOM e também podem se matricular. 

Link da página inicial do SIGAA.

O PPGCOM também oferece a opção para OUVINTES, que são pessoas sem vínculo institucional que pretendem se aproximar do Programa. Para estes, a matrícula depende da existência de vagas na disciplina e é feita através de solicitação à Secretaria do Programa, apresentando, dentro dos prazos estabelecidos pelo PPGCOM, cópia atualizada do Currículo Lattes e uma carta de intenção, endereçada ao(s) docente(s) da disciplina, na qual o(a) interessado(a) deve justificar o seu interesse em ser ouvinte. 

 

AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS *

Discentes devem encaminhar para Secretaria do PPGCOM os documentos necessários ao auxílio para eventos científicos; Docentes podem solicitar diárias e passagens. No retorno do evento, o beneficiado deverá prestar contas do uso da verba a partir do Relatório de Viagem.

ATENÇÃO! 

O envio da documentação à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA é de responsabilidade da Coordenação do PPGCOM e só será efetuado mediante viabilidade financeira do Programa.

Documentos necessários para os discentes:

- Ofício endereçado à Coordenação do PPGCOM encaminhando a solicitação de passagens e/ou auxílio para participação em evento científico;

- Declaração de concordância do professor orientador (apenas para discentes);

Formulário de solicitação de auxílio;

Formulário de pagamento de auxílio financeiro;

Mais informações: Normas do programa de apoio à participação de discentes da pós-graduação em eventos científicos (PROGRAMA PRÓ-DISCENTE)

 

ESTÁGIO DOCÊNCIA *

Como proceder?

O Estágio Docência é uma atividade dirigida, que é obrigatória para os discentes que recebem bolsas de estudos e optativa para os demais. Para realizar sua matrícula no Estágio Docência, o discente deve apresentar na Secretaria do PPGCOM os seguintes documentos:

Ficha de Inscrição Estágio Docência;

- Plano de ensino da disciplina da qual vai desenvolver o estágio;

- Plano de trabalho detalhado e elaborado em conjunto com o orientador ou professor responsável pela disciplina na qual ocorrerá o estágio. (Este documento deve informar as atividades que serão realizadas e as contribuições dessa atividade para a pesquisa e a formação do discente. Quando houver solicitação de crédito pelo Estágio o número de créditos pleiteados deverá constar do Plano de Trabalho. A pertinência da concessão de créditos será avaliada pelo Colegiado do Programa);

Feito isso, o discente estará matriculado no componente dentro do SIGAA. Para a consolidação do componente, e ao término do estágio, são necessários os seguintes procedimentos:

- A Ficha de Avaliação de Estágio Docência deve ser na SECRETARIA do PPGCOM;

- Juntamente com um relatório mensal de atividades durante o estágio, assinado pelo docente que ministrou a disciplina.

  

PRÉ-QUALIFICAÇÃO *

Cada Linha de Pesquisa deve determinar e programar a dinâmica interna de realização de seu Seminário de Pré-Qualificação, envolvendo docentes e discentes no planejamento e organização do evento, assim como na definição de tempo de apresentação dos trabalhos e discussão interna; as Linhas definirão ainda a presença ou não de docentes externos e a dinâmica de distribuição prévia dos trabalhos interna e externamente. Apesar disso, existe uma estrutura para os trabalhos do Seminário de Pré-Qualificação, que está anexada na resolução que regula o Seminário

Também é necessário que o discente apresente na Secretaria do programa o formulário de registro na atividade.

  

EXAME DE QUALIFICAÇÃO​ 

Como proceder?

Ao final do período de disciplinas, o discente deverá entregar, dentro do prazo estipulado pelo Programa, os documentos necessários para a participação no exame de qualificação. Para isso, é necessário que o professor orientador encaminhe a "Ficha de solicitação do exame de qualificação' devidamente preenchida e assinada à secretaria do Programa.

ATENÇÃO!

Por conta da participação de professores externos ao PPGCOM é necessário ainda o envio do formulário de cadastro de professor membro da banca e cópia do Currículo Lattes do examinador convidado.

Documentos necessários:

- Ficha de cadastro de membro externo ao Programa que atuará como membro da banca;

- Cópia do Currículo Lattes do examinador externo ao Programa;

- Ficha de solicitação do exame de qualificação;

- Pré-textuais do relatório de qualificação;

- Estrutura do Relatório de Qualificação.

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Como proceder?

A dissertação deverá ser defendida até o prazo de 24 meses da primeira matrícula no Programa. O discente deverá entregar, dentro do prazo estipulado pelo Programa, os documentos necessários para defesa da Dissertação. Para isso, é necessário que o professor orientador encaminhe à Secretaria do Programa o formulário com sugestão de Comissão Examinadora preenchido e assinado e 4 (quatro) cópias impressas da Dissertação.

ATENÇÃO | Por conta da participação de professores externos ao PPGCOM é necessário ainda o envio do Formulário de Cadastro de professor membro da Banca e cópia do Currículo Lattes do examinador convidado.

Documentos necessários:

- Ficha de cadastro de membro externo ao Programa que atuará como membro da banca;

- Cópia do Currículo Lattes do examinador externo ao Programa;

- Ficha de solicitação da defesa da dissertação;

- Pré-textuais da dissertação;

- Estrutura da dissertação.

 

PRORROGAÇÕES DE PRAZO (QUALIFICAÇÃO E DISSERTAÇÃO)

Como proceder?

Caso o discente necessite, por motivos de ordem maior, prorrogar o prazo para entrega da qualificação ou da dissertação, é necessário que o mesmo encaminhe à Secretaria do Programa uma Solicitação de Prorrogação de Prazo, na qual apresente os motivos de tal solicitação, acompanhada dos documentos comprobatórios (Ex: Exames, Laudos, Documentos, etc), um novo plano de trabalho para o prazo solicitado, que contenha um cronograma das atividades a serem realizadas até a entrega do trabalho e uma carta de ciência do seu orientador, assinada, para que o Colegiado do PPGCOM possa decidir sobre a concessão da prorrogação.

 

ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO *

Como proceder?

Juntamente com a versão final da dissertação, é necessário que o discente entregue à Secretaria do Programa os formulários abaixo, referentes à questões de autorização da divulgação da tese, além de cópias impressas do trabalho, em capa dura azul, e CD's com a dissertação na versão digital.

Documentos necessários:

- Termo de Autorização para Publicação Digital no Banco de Teses da Capes;

- Termo de Autorização para Publicação Digital de Teses e Dissertações na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Pará (BDTD/UFPA);

- Termo de Autorização Repositório Institucional da UFPA.

Para confecção da ficha catalográfica (Dissertação), acessar o link Módulo de Elaboração de Ficha Catolográfica e preencher os dados solicitados.

 

* Em virtude da Pandemia Internacional de COVID-19, amparados pela Portaria 1206/2020 da Reitoria da UFPa e pela lei nacional 13979/2020, esses procedimentos administrativos passaram por modificações e/ou restrições. Mais informações, no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

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