PPGCOM divulga oferta de disciplinas 2019.2

• Publicado: Segunda, 15 Julho 2019 16:40
  • Última Atualização: Quinta, 24 Setembro 2020 17:10

Publicado originalmente em 15 de julho de 2019 no antigo endereço do Programa (https://www.ppgcomufpa.com/)

Já estão disponíveis as informações sobre as disciplinas regulares que serão ofertadas pelo PPGCOM/UFPA no segundo semestre de 2019. Ao todo, serão sete disciplinas: Teorias da Cultura (Profª Drª Marina Castro); Tópicos Especiais: Política, Resistência, Insurgência (Prof. Dr. Leandro Lage); Metodologia de Pesquisa em Comunicação (Profª Drª Vânia Torres); Estudos de Temas Amazônicos, obrigatória para o Mestrado (Profª Drª Rosane Steinbrenner); Comunicação e Consumo (Profª Drª Manuela Corral); Comunicação, Discursos e Memórias (Profª Drª Netília Seixas); e Narrativas Contemporâneas (Prof. Dr. Fabio Parode, professor visitante). Acesse o calendário completo aqui.

A disciplina “Tópicos Especiais: Política, Resistência, Insurgência” tem carga horária de 30h e será oferecida às terças-feiras pela manhã nos meses de setembro e outubro. As demais, possuem carga horária de 45h e serão ministradas entre setembro e dezembro.

Até 08 de agosto, os alunos regulares devem fazer pré-matrícula por meio deste formulário. De 12 a 16 de agosto, ocorrem as matrículas dos alunos regulares (por meio do SIGAA) e de ouvintes (diretamente na secretaria do PPGCom). Baixe aqui o formulário de inscrição.

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERTADAS 2019.2

TEORIAS DA CULTURA (45H) – Profª Drª Marina Ramos Neves de Castro

Ementa: Cultura e a explicação dos processos social-históricos e comunicativos; reflexões antropológicas e sociológicas da cultura; estudos culturais e as teorias das mediações; análises do imaginário e psicanalíticas da comunicação; reflexões sobre o pós-humanismo e o pós-estruturalismo; teorias da mídia.

TÓPICOS ESPECIAIS: POLÍTICA, RESISTÊNCIA, INSURGÊNCIA (30H – aulas em setembro e outubro) - Prof. Dr. Leandro Rodrigues Lage

Ementa: As dimensões políticas e comunicacionais das manifestações da revolta e da indignação no espaço público. As figurações e construções dos sujeitos políticos a partir de experiências contemporâneas de sublevação. O papel da aliança de corpos, das falas e dos afetos no alvorecer das políticas do comum. O lugar do conflito, da vulnerabilidade e do agonismo nos processos políticos enquanto modos de resistência.

METODOLOGIAS DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO (45H) - Profª Drª Vânia Maria Torres Costa

Ementa: Ciência e conhecimento científico: breve história da ciência; tipos de conhecimento. Abordagens quantitativa e qualitativa. Os diversos métodos e técnicas de pesquisa. A elaboração do projeto de pesquisa. Abordagem dos subsídios teóricos necessários para entender a metodologia e a prática de pesquisa em Comunicação, numa perspectiva interdisciplinar.

ESTUDOS DE TEMAS AMAZÔNICOS (45H)  (OBRIGATÓRIA - MESTRADO) - Profª Drª  Rosane Maria Albino Steinbrenner

Ementa: Amazônia: formação histórica, econômica, social e cultural. Experiência social amazônica e a configuração dos processos comunicativos contemporâneos; Modelos e projetos de desenvolvimento e ocupação do território (sistemas agroflorestais colonial, pombalino, ciclo gomífero e de integração nacional brasileira. Diversidade social e cultural amazônica: aspectos sincrônicos e diacrônicos e constituição sociocultural. Contradições e negociações culturais; formação populacional e étnica, saberes locais e espacialidade.

COMUNICAÇÃO E CONSUMO (45H) - Profª Drª Manuela do Corral Vieira

Ementa: Cartografias do Consumo: Mundo, coisas e sujeitos. Consumo como sistema cultural e social. O imaginário do consumo. Representações e práticas midiáticas na produção, circulação e distribuição de bens/ideias. Sociabilidades de consumo. Consumo e cultura material. Trocas simbólicas, produção de sentido e interação social. Antropologia do consumo.

COMUNICAÇÃO, DISCURSOS E MEMÓRIAS (45H) - Profª Drª Netília Silva dos Anjos Seixas

Ementa: Comunicação, enunciação e discurso: questões de partida. A configuração midiática na Amazônia. A produção enunciativa sobre a região: jornalismo, publicidade, entretenimento, redes sociais. História e memória da mídia na Amazônia: indícios do passado e complexidades do presente.

NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS (45H) - Prof. Dr. Fábio Parode

Ementa:  Narrativas: conceituações e caracterizações; relação entre indivíduos e vida social; narrativas como produtoras de sentidos e de modos de interações; narrativas midiáticas: representação e construção social da realidade; as interações humanas e os atos comunicativos: relação do eu com o outro; contextos históricos, sociais e culturais das narrativas.