PPGCOM abre inscrições gratuitas para Mestrado e Doutorado em Comunicação
Os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), estão com inscrições abertas para as turmas de 2021. As inscrições tiveram início nesta sexta-feira, 25/09, para ambos os processos seletivos, e se encerrarão em 30/10 para o Mestrado e em 13/11 para o Doutorado. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus e das crise sanitária, econômica e social do país, as inscrições ao processo seletivo serão gratuitas e as etapas serão realizadas on-line.
Para o Mestrado são ofertadas 23 vagas, sendo três reservadas para pessoa pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, uma reservada para pessoa indígena e seis vagas especiais que contemplam: uma vaga para pessoa com deficiência, quatro vagas em adesão ao Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos voltado a servidores públicos da UFPA e uma vaga para candidato selecionado pelo Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC-OEA).
Para o Doutorado são ofertadas 15 vagas, sendo três vagas reservadas para políticas afirmativas: uma para pessoa autodeclarada preta, uma para pessoa indígena e uma para pessoa com deficiência. Do total, também há quatro vagas ofertadas em adesão ao Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT/PROPESP), voltado a servidores públicos da UFPA.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela plataforma do SIGAA-UFPA, disponível em https://sigaa.ufpa.br/sigaa/
A íntegra dos editais e o link de inscrição estão disponíveis no site do PPGCOM-UFPA nos links abaixos:
EDITAL DO PS MESTRADO 2021 (Retificado)
Em razão da pandemia do novo coronavírus e das medidas de segurança e prevenção à contaminação, as etapas dos processos seletivos serão realizadas a distância, de forma on-line. As arguições orais serão realizadas em salas virtuais, com presença restrita aos docentes avaliadores do PPGCOM-UFPA e de cada candidato e candidata, seguindo cronograma específico.
Também por causa da pandemia e da consequente suspensão da oferta de exames de proficiência em língua estrangeira, candidatos e candidatas que porventura não apresentem esses certificados poderão entregá-los posteriormente. Para o mestrado, exige-se que candidatos e candidatas tenham proficiência em uma língua estrangeira. O prazo de apresentação da proficiência para mestrandas e mestrandos será de até um ano após ingresso no Programa. Para o doutorado, exige-se duas línguas estrangeiras e o prazo é de dois anos.
O PPGCOM é organizado em duas linhas de pesquisa, para as quais candidatos e candidatas devem se inscrever e indicar orientadores e orientadoras pretendidos. Os modelos de planos (Mestrado) e projetos (Doutorado) de pesquisa estão anexos aos editais.
Quaisquer dúvidas sobre o processo seletivo poderão ser encaminhadas à Secretaria do PPGCOM, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
CONFIRA AQUI A BIBLIOGRÁFIA BÁSICA PARA A PROVA ORAL PARA O PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO
ESPECÍFICA PARA CANDIDATOS DA LINHA 1: Comunicação, Cultura e Socialidades na Amazônia
AMARAL, Otacílio; CASTRO, Fábio; COSTA, Alda. Marca Amazônia: estratégias de Comunicação publicitária, ambientalismo e sustentabilidade. Revista Comunicação Midiática. V. 10, nº3, 2015, p. 105-118. Disponível em <https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/128>
SODRÉ, Muniz. A organização do comum. In: SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 185-307. LINK PARA DOWNLOAD
ESPECÍFICA PARA CANDIDATOS DA LINHA 2: Processos Comunicacionais e Midiatização na Amazônia
BRAGA, José Luiz. Polarização como estrutura da intolerância: uma questão comunicacional. In: HELLER, Bárbara; CAL, Danila; ROSA, Ana Paula da. Midiatização, (in)tolerância e reconhecimento. Salvador: EDUFBA, 2020, p. 19-36. Disponível em <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32180>
STEINBRENNER, R. M. A.; BRITO, R. DE S. O circuito crítico da circulação de notícias sobre os acontecimentos políticos no Brasil entre jovens da periferia de Belém. Revista Observatório, v. 4, n. 6, p. 382-410, 8 out. 2018. Disponível em <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5341>
Texto e arte: Divulgação PPGCOM
Redes Sociais