PPGCOM INTEGRA OFERTA DE DISCIPLINA EM REDE SOBRE ESTUDOS E TENDÊNCIAS DA CIBERCULTURA

• Publicado: Segunda, 16 Agosto 2021 08:36
  • Última Atualização: Segunda, 16 Agosto 2021 08:40

Professores e alunos de oito Programas de Pós-graduação em Comunicação no país participam de iniciativa inédita da Rede JorTec da SBPJor

A Rede de Pesquisa Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) oferta sua primeira disciplina de pós-graduação stricto sensu em rede. Abordando estudos e tendências da Cibercultura, a atividade será ofertada no formato remoto e  reúne pesquisadores vinculados a oito Programas de Pós-Graduação, representando todas as regiões do país. No Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da UFPA, a disciplina, com carga horária de 45 horas, será ofertada como optativa - Comunicação, Interação e Tecnologias -  sob a coordenação local da professora Dra. Elaide Martins da Cunha.

Com o objetivo de apresentar e discutir estudos, pensadores e tendências da Cibercultura, a disciplina em rede assume o formato de seminários, ministrados por pesquisadores que são referência na área. Terá, ainda, convidados especiais, como os pesquisadores André Lemos, Adriana Amaral e Elizabeth Saad Correa, além de um convidado internacional, o professor Jesus Miguel Flores, da Universidad Complutense de Madrid. De forma geral, como ementa, a disciplina irá tratar dos seguintes temas: Pensamento e pensadores da Cibercultura; Fenômenos da Cibercultura; Tecnologias Digitais; Jornalismo e Cibercultura; Métodos Digitais e técnicas de pesquisa aplicada à Comunicação.

Os encontros da disciplina em rede da JorTec/SBPJor iniciam no dia 16 de agosto e seguem até 13 de dezembro, sempre às segundas-feiras, das 14h às 16 horas, de forma síncrona, por meio da plataforma Google Meet, conforme cronograma, temas e participações abaixo. Além disso, dependendo de cada PPG, haverá leituras dirigidas, elaboração de trabalhos e outras atividades assíncronas.

A matrícula de discentes regulares dos Programas participantes, assim como de discentes não-regulares, ocorre de acordo com o cronograma e critérios de cada PPG. Pelo PPGCOM da UFPA, serão ofertadas 15 vagas, sendo 10 para alunos regulares do PPGCOM-UFPA e 5 vagas para alunos não regulares (alunos especiais, de outros PPGs). As matrículas já estão abertas e devem ser feitas pelo SIGAA. Alunos especiais podem obter maiores informações no site https://www.ppgcom.ufpa.br/

CRONOGRAMA DA DISCIPLINA (data/tema/docentes e convidados):

16/08/2021 – Abertura e apresentação da disciplina, com presença de todas e todos docentes da Rede JorTec participantes da disciplina.

23/08/2021 – Cultura e tradição oral/escrita/digital, com Prof.ª Dr.ª Adriana Barsotti Vieira.

30/08/2021 – Pensamento computacional, com Prof. Dr. Gerson Luiz Martins.

13/09/2021 – Da Cibernética à Cibercultura, com Prof. Dr. Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco.

20/09/2021 – Convergências (midiática e tecnológica), com Prof.ª Dr.ª Claudia Irene de Quadros e Prof.ª Dr.ª Elizabeth Nicolau Saad Corrêa.

27/09/2021 – Mediações algorítmicas, com Prof.ª Dr.ª Adriana Barsotti Vieira.

04/10/2021 – Redes Sociais Digitais, com Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia Romeiro Paulino.

22/10/2021: SBPJor em Redes – Estudos e tendências em Cibercultura, com Prof.ª Dr.ª Adriana Amaral, Prof. Dr. André Lemos e Prof. Dr. Jesús Miguel Flores Vivar *.

25/10/2021 – Desinformação, com Prof. Dr. Marcelo Ruschel Träsel.

08/11/2021 – Narrativas na indústria criativa, com Prof.ª Dr.ª Alciane Nolibos Baccin.

22/11/2021 – Gêneros, linguagens e formatos ciberjornalísticos, com Prof.ª Dr.ª Raquel Ritter Longhi.

29/11/2021 – Inovação, transmídia e ativismo no ciberjornalismo, com Prof.ª Dr.ª Elaide Martins da Cunha.

06/12/2021 – Métodos Digitais e técnicas de pesquisa aplicada à Comunicação, com Prof. Dr. Marcio Carneiro dos Santos.

13/12/2021 – Encerramento, com a presença de todas e todos docentes da Rede JorTec participantes da disciplina.

* Excepcionalmente sexta-feira, às 15 horas.

Instituições participantes:

Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF)

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (PPGCOM/UFMS)

Universidade Federal do Pampa (PPGCIC/Unipampa)

Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA)

Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS)

Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC)

SERVIÇO:

Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA)

Disciplina: PPGCOM 0067 – Comunicação, Interação e Tecnologias (disciplina em Rede JorTec/SBPJor)

Responsável local: Prof.ª Dr.ª Elaide Martins