Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CIDADANIA DIGITAL É TEMA DA PALESTRA DE MASSIMO DI FELICE NO PPGCOM-UFPA

  • Publicado: Quarta, 08 Setembro 2021 16:47
  • Última Atualização: Quarta, 08 Setembro 2021 17:29
  • Acessos: 509

O evento com o sociólogo e professor da ECA/USP acontece na próxima segunda-feira, dia 13, às 17h e será transmitido pelo canal do Youtube do PPGCOM-UFPA

Abrindo o semestre letivo, o projeto “Diálogos Científicos”, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA, retoma a sua programação com uma palestra sobre cidadania e participação nas redes com o Dr. Massimo Di Felici, sociólogo com atuação nas áreas da Antropologia e Comunicação, professor da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP). O tema da palestra é o tema do livro que Di Felice está lançando Cidadania Digital: a crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais.   No livro, entre outras questões, o autor problematiza a crise que ocorre nas formas ocidentais de se fazer política, onde se destaca a necessidade de se abrir novas possibilidades de participação, interação e governança. O autor destaca ainda a evidência com que muitos aspectos do modelo ocidental de sociedade, que se baseia na centralidade humana, tornam-se inadequados para se compreender o mundo atual e até mesmo a noção de democracia.

MASSIMO DI FELICE

Sociólogo pela Università degli Studi La Sapienza (1993), com doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Paris Descartes V, Sorbonne (2012), Massimo di Felice é professor da Universidade de São Paulo, ministrando aulas na graduação e pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). É professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal). 

Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Comunicação, nos últimos anos, suas pesquisas vêm aprofundando o estudo das redes complexas em três dimensões. A primeira, o estudo das alterações da condição habitativa, a partir da difusão de interações em redes informativas com o meio ambiente, cujo resultado está contido nas obras “Paisagens pós- urbanas – o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar” (2009), “Pós humanismo” (2010) e “Redes Digitais e Sustentabilidade – as relações entre o homem o meio ambiente na época das redes” (2012); a segunda dimensão, o estudo do significado das alterações da ação nas redes digitais, pesquisa internacional sobre o net-ativismo que recebeu o apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular), e gerou além de diversos artigos internacionais e a publicação dos livros “Do público para as redes (2008)” e “Net-ativismo: as ecologias das interações nas redes digitais, da ação social ao ato conectivo (no prelo)”; a terceira dimensão, o estudo sobre o comum digital e a superação da ideia humano-técnica e industrial da comunicação. 

É autor de vários ensaios e artigos publicados em diversas revistas europeias, como La critica Sociologica (Univ. La Sapienza, Roma), Ágalma (Univ. Tor Vegata, Roma) e Sociétés (Ceaq, Univ. Sobornne). No Brasil, coordena a coleção Atopos (Editora Annablume) e a coleção Era Digital (Editora Difusão).

SERVIÇO: PALESTRA COM O DR. MASSIMO DI FELICE

Tema: Cidadania Digital: a crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais.

DAta/hora: Dia 13 de setembro, às 17h 

Local:  Canal do PPGCOM-UFPA no Youtube.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página