Por um Retorno Seguro e Solidário

• Publicado: Quinta, 27 Janeiro 2022 18:34
  • Última Atualização: Quarta, 20 Julho 2022 17:41

Quando março chegar, como será o retorno às atividades acadêmicas no PPGCOM-UFPA? Esta é a pergunta que o Grupo de Trabalho PPGCOM22, formado por representantes dos nossos docentes, discentes e técnicos está tentando responder. E não há resposta simples, fácil ou única.

A portaria emitida pela UFPA, ainda em dezembro de 2021 , determina a obrigatoriedade¹ do passaporte vacinal para o retorno integral ao presencial. Ao mesmo tempo também preza pela observação de “cuidados de prevenção, minimização ou eliminação de riscos, de modo a não comprometer a saúde” de professores, alunos e técnicos.

Mais recentemente, frente ao aumento vertiginoso das taxas de contágio da Covid-19, a universidade emitiu novo boletim e nova portaria², alterando de verde para amarela a bandeira sanitária em todos os campi da UFPA e indicando protocolos de afastamento em caso de contágio e adoecimento, porém mantendo a indicação de ensino presencial, sem limite de ocupação.

O contingente de vacinação da população do país é crescente e essa é a grande diferença do cenário atual. Em nosso Programa, esse quadro é altamente relevante. Dados internos e do ILC mostram que 100% dos servidores do instituto estão com a vacinação completa (duas doses). Dados preliminares do levantamento da comprovação vacinal entre os nossos alunos do PPG apontam cenário similar. Isso devemos celebrar e certamente considerar. Há, porém, incertezas, temores, dúvidas.

Enquanto persistir a desigualdade vacinal no mundo, novas cepas do coronavírus podem surgir, como a Ômicron, e apontar novas dinâmicas da doença em meio a um velho cenário de escassez de testagem para monitoramento efetivo e controle da pandemia no país. Há condições diversas de vulnerabilidade individual (comorbidades) diante da pandemia que não podem ser desconsideradas. Pode-se falar em um trauma coletivo que não deve ser negligenciado nesse processo de retorno ao presencial.

Estamos todos(as) exaustos(as) por dois anos de uma pandemia que impôs muitas perdas e provocou
profundas alterações em nosso modo de vida em sociedade. A experiência da Pandemia da Covid-19 precisa ser considerada no que tem de absolutamente intensa, global e inusitada. A nossa capacidade laboral como estudantes, estudiosos, pesquisadores, foi de formas distintas abalada.

Estamos convencidos, portanto, de que não basta voltar ao espaço físico para tudo seguir “normalmente”. É preciso um esforço de reinvenção nesse momento de retorno à presencialidade. Um retorno que precisa ser debatido, não a partir de uma simplificação, como algo dado, mas buscando considerar possibilidades e necessidades diversas.

Retorno que para ser social e emocionalmente seguro, entendemos, deve se dar de forma gradual. Precisa considerar etapas de adaptação. Entre outras coisas, é necessário reconhecer que na adversidade da pandemia, a obrigatoriedade inescapável do ensino remoto nos legou também intenso aprendizado acadêmico.

Entre erros e acertos, mostrou algumas importantes vantagens do formato, em especial para a pós-graduação – disciplinas em redes de PPGs, participação e convidados especiais em eventos de forma simplificada e sem custo; maior alcance social na oferta entre alunos especiais bem como na oferta de atividades extensionistas; formação de bancas inimagináveis no presencial; metodologias assíncronas de ensino extremamente produtivas.

Enfim, mecanismos de socialidade acadêmica que merecem, em alguma medida, ser considerados na organização das disciplinas e atividades acadêmicas em 2022. Em suma, diante da convicção de que a universidade pública deve primar pela qualidade das relações de respeito e acolhimento à diversidade e pluralidade, social e epistêmica, e que dessa empatia depende a qualidade da formação e do conhecimento que produz e devolve à sociedade, o GT PPGCOM22, grupo de trabalho formado
para pensar e acompanhar a retomada das atividades acadêmicas nesse ano letivo que se inicia, está trabalhando para indicar diretrizes e protocolos para um plano de convivência que seja o mais seguro e solidário possível, considerando as demandas específicas da nossa comunidade acadêmica e as condições e cenários dinâmicos da pandemia.

Com esse entendimento, a definição da oferta e formato das disciplinas para o próximo semestre letivo deve acontecer até meados do mês de fevereiro para atender o seguinte cronograma de matrícula:

● PERÍODO DE MATRÍCULA (Alunos regulares): De 21 a 24 de março
OFERTA DE DISCIPLINAS PPGCOM 2022.1
● SEMANA DE ABERTURA DO SEMESTRE LETIVO: De 28 a 31 de março
● INÍCIO DAS AULAS: Dia 04 de abril, de maneira presencial

1 - Resolução CONSAD 1533/2021; Resolução CONSEPE 5453/2021, ambas de 14/12/2021.
2 - Boletim GT Novo Coronavírus, de 19/01/2022; Portaria GT Coronavírus 290/2022.

GT PPGCOM22
Profa. Dra. Rosane Maria Albino Steinbrenner - Coordenação
Prof. Dr. Luiz Cezar LZ Silva dos Santos - Comissão de Pós-Graduação
Profa. Dra. Rosaly de Seixas Brito - Comissão de Apoio ao Discente