X Fórum Social Pan-Amazônico acontece no final de julho em Belém com cerca de 300 atividades autogestionadas

• Publicado: Quinta, 14 Julho 2022 20:41
  • Última Atualização: Segunda, 18 Julho 2022 13:48

Professores e alunos do PPGCOM e da FACOM/UFPA integram o rol de atividades do evento

Com o tema “Tecendo o Esperançar nas Amazônias”, em 2022 o Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA) realizará sua décima edição entre os dias 28 e 31 de julho em Belém, na Universidade Federal do Pará. A programação conta com diversas atividades autogestionadas por organizações sociais, em cinco temáticas: Casa da Mãe Terra; Casa dos Bens Comuns; Casa da Resistência das Mulheres; Casa dos Povos e Direitos e Casa dos Territórios e Autogoverno.

Como explica o site do evento, o Fórum Social Pan-Amazônico “é um evento/processo de alcance global que surge no âmbito do Fórum Social Mundial, para lutar pela vida, a Amazônia e seus povos. É um espaço de articulação dos povos e movimentos sociais para a incidência e a resistência política e cultural frente ao modelo de desenvolvimento neoliberal, neocolonial, extrativista, discriminador, racista e patriarcal.”

Professores e alunos do  Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e também da Faculdade de Comunicação (FACOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA),  estarão desenvolvendo atividades durante o X FOSPA, como o evento “Cultura, economia e meio ambiente em perspectiva jovem e solidária na Amazônia”, com a participação do Grupo de Pesquisa Sociabilidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas (SISA); o evento “Cidadania Comunicativa e Educação na Amazônia. Lutas anticapitalistas, antirracistas, antiheteropatriarcal, anticapacistas”, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Cidadania Comunicativa e Educação: lutas por direitos na Amazônia (PPGCOM/UFPA); a roda de diálogo “Ecossistemas (edu)comunicativos indígenas na Amazônia”, promovida pelo doutorando Hericley Serejo Santos; e a roda de conversa “Vivências sobre o direito à palavra na Amazônia”, com a organização da Profª. Drª. Célia Amorim. Segundo a docente, "Vamos discutir com várias pessoas de movimentos sociais e da academia, práticas comunicativas  emancipatórias e de resistências no dia a dia da comunidade periférica da Amazônia para aprofundar o debate a respeito da importância da  comunicação para e nas lutas anticapitalista, antirracista, anticapacitista, anti-heteropatriarcal de nosso povo".

Uma outra iniciativa de integrantes do PPGCOM/FACOM durante o X FOSPA será a realização de uma vivência de pesquisa de campo compartilhada. Discentes e bolsistas de iniciação científica de vários projetos com afinidade temática estarão vivenciando a experiência da observação e coleta de informações junto a organizações e sujeitos da resistência na(s) Amazônia(s). A ideia é, além da vivência de "campo", produzir uma série de materiais de comunicação, intitulados "Retratos da Resistência", a serem veiculados na Rádio Web Ufpa e outras mídias, em apoio à visibilidade das organizações e grupos sociais e suas bandeiras de luta na região. Integram a iniciativa os seguintes projetos de pesquisa: Conflitos socioambientais, comunicação e resistências na Amazônia brasileira (Coordenação: Profª. Drª. Rosane Steinbrenner); Tecendo sentidos entre ruas e redes: percepções, participação política e práticas comunicacionais de jovens na Amazônia (Coordenação: Profª. Drª. Rosaly Brito); Comunicação, Democracia e Modos de (R)Existência de Mulheres na Amazônia (Coordenação: Profª. Drª. Danila Cal); O destino da indignação: imagem e sublevações na Amazônia (Coordenação: Prof. Dr. Leandro Lage) e Inovação, Transmídia e Ativismo nas reconfigurações do jornalismo contemporâneo (Coordenação: Profª. Drª. Elaide Martins).

As inscrições individuais para o Fórum seguem abertas até o dia 28 de junho e você pode se inscrever no site do evento.

Confira a programação das atividades ligadas ao PPGCOM:

Nome da Atividade

Sala*

Dra. Célia Regina Trindade Chagas Amorim; Larissa Pereira Santos

Roda de Conversa: Vivências sobre o direito à palavra na Amazônia.

29/07/2022

202

Hericley Serejo Santos: Profissional e Pesquisador de Comunicação, vinculado ao Instituto Federal do Pará (IFPA) e à Universidade Federal do Pará (UFPA)

Roda de Dialogo: Ecossistemas (edu)comunicativos indígenas na Amazônia

29/07/2022

215

Kizomba \ Rede de Economia Solidária e Feminista \ Grupo de Pesquisa Sociabilidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas

Cultura, economia e meio ambiente em perspectiva jovem e solidária na Amazônia

30/07/2022

303

Coletivo/Grupo de Estudos e Pesquisa Cidadania Comunicativa e Educação: lutas por direitos na Amazônia (PPGCOM/UFPA)

30/07/2022

116

*Todas as atividades serão realizadas no prédio do Mirante do Rio.